Tempo de preparação25 minutos aprox.minutos aprox.
Tempo total45 minutos aprox.minutos aprox.
Para: 12Sonhos
Ingredientes:
4ovos médios
60gde farinha de arroz integral
40gde fécula de mandioca(polvilho doce)
40gde fécula de batata
10gde psyllium husk em pó ou em flocos *
½c. cháde fermento para bolos
230g/ml de água
½c. chá de sal marinho
1c. cháde maple syrup(xarope de ácer ou mel)
80gde manteiga sem sal
óleo para fritar(óleo de coco neutro ou óleo de girassol)
Para adoçar,
4c. sopade açúcar integral(coco, rapadura ou mascavado)
2c. sopa de farinha de coco(opcional)
1c. sopade canela em pó
Preparação:
Comece por abrir os 4 ovos para uma taça. Bata-os bem com a ajuda de um garfo e, de seguida, retire 140 g para outra taça. Reserve. (Guarde o que sobrou para utilizar noutras receitas)
Noutra taça, coloque a farinha, as féculas, o psyllium e o fermento, e misture bem. Reserve.
Numa panela pequena, coloque a água, o sal, o xarope de ácer e a manteiga. Mexa e leve ao lume até levantar fervura e até a manteiga estar completamente derretida.
Retire do lume e junte as farinhas de uma só vez. Mexa bem e volte a colocar em lume médio. Continue a mexer durante 3 minutos. A massa vai ficar muito peganhenta e elástica e vai começar a soltar-se das paredes da panela. Não pare! Continue a mexer até ao fim do tempo para que a massa fique com a textura certa.
Coloque a massa num processador, ou num liquidificador, e deixe arrefecer durante 5 minutos. Depois, ligue o processador e, com ele ligado, vá juntando os ovos batidos reservados (140 g) até a massa ficar com uma consistência totalmente lisa.
Numa panela média ponha o óleo a aquecer. Com duas colheres de sopa vá moldando e colocando os sonhos no óleo quente. Não ponha muitos de cada vez pois crescem bastante em tamanho. Controle a temperatura do óleo que não deve estar nem muito nem pouco quente.
Deixe fritar até estarem dourados por fora e cozidos por dentro, cerca de 8 minutos (prove um para saber se está no ponto).
Retire-os do óleo com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os sobre papel de cozinha.
Num prato fundo misture bem o açúcar, a farinha de coco e a canela. Depois de frios, passe os sonhos por esta mistura e sirva-os de seguida.
Se optar por fazer os sonhos no forno, pré-aqueça o forno a 180ºC (sem ventoinha) e coza-os sobre papel vegetal por 45 minutos. De seguida regue-os com uma calda.* Psyllium husk é a casca da semente do psílio. É uma fibra natural solúvel que quando misturada com a água se transforma numa goma com uma consistência muito parecida com a do glúten. Nesta receita este ingrediente é fundamental pois vai dar elasticidade à massa e garantir que o pão não esfarele. Não deverá ser substituído pelas sementes inteiras de psílio.