Há uns anos dizia-se que tomar um sumo de laranja natural ao pequeno-almoço fazia maravilhas pela nossa saúde.
Hoje em dia, com a quantidade de informação nutricional de que dispomos e com o aparecimento de pequenos eletrodomésticos como o slow juicer, podemos ir muito mais além e tirar ainda mais partido do tal sumo matinal, que passou a ser de legumes e fruta, e não apenas de laranja.
Estes sumos de legumes e frutas, além de naturais, ricos em nutrientes e fáceis de fazer, são deliciosos! E sim, também fazem maravilhas pela nossa saúde.
Em minha casa, tenho na bancada da cozinha o slow juicer sempre pronto a usar e, ao lado, uma cesta de frutas e de legumes. Assim, não há desculpas, cada um faz o sumo que mais gosta. É só escolher os ingredientes, lavá-los, colocá-los na máquina e já está. Simples, rápido e muito saudável.
O meu preferido leva maçã, cenoura, pepino e beterraba e faço-o quase todos os dias.
A grande diferença entre um centrifugador de sumos e um slow juicer é que o primeiro tritura, separando e degradando os nutrientes, enquanto que o segundo prensa a frio, ou seja, preserva as enzimas e os nutrientes presentes nos ingredientes. Outra grande vantagem é que com um slow juicer o sumo se mantém sem oxidar por muito mais tempo.
Ingredientes:
- 1 beterraba
- 3 cenouras
- 1 pepino
- 1 rodela de limão
- 2 cm de gengibre
- 1 maçã
- 2 pedras de gelo
Nota: tudo com casca!
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Lave bem todos os ingredientes.
- Corte-os em palitos e coloque-os um a um no slow Juicer.
- No fim volte a colocar novamente no bocal o que ficou no compartimento do desperdício para aproveitar ainda mais sumo.
- Num copo alto, coloque duas pedras de gelo e o sumo.
8 Comentários
Pureza
20 Fevereiro, 2015 às 18:30Sofia, O que achas da Bimby com os sumos?? Tenho me saído bem… achas que o centrifugados tem mais vantagens?…
Mais uma vez, PARABÉNS pelo site!! Sou FÃ!!!!!!
BJS
Sofia Paixão
20 Fevereiro, 2015 às 18:52Para sumos prefiro o centrifugador e para batidos o processador. É que há frutas como: o abacate, a banana, os morangos, as framboesas, etc. que podemos bater e não devem ser colocados no centrifugador para não haver desperdício. Mas há outros como: a beterraba, a cenoura, os brócolos, os espinafres, o limão, a maçã, etc. que se não fosse no centrifugador teríamos de o coar de seguida. Eu, como gosto de os fazer com legumes, acho mais prático e mais rápido o centrifugador, ponho tudo lavado com casca, e sai o sumo de um lado e o resto do outro. Mas não vivo sem os processadores… para outras receitas. Bjs
Tira Tao
6 Março, 2015 às 21:16gostava de saber se posso comprar os crepes verdes de espinafres recheados que têm um óptimo aspecto. Não posso ir este fim de semana ao Mercado da Ribeira provar . Onde se podem comprar , encomendar e levantar , qual o preço . Moro na linha de Cascais.
Abraços gostosos
Tira
Sofia Paixão
6 Março, 2015 às 23:20Olá Tira, eu vou estar no domingo a fazer os crepes, mas depois disso a receita vai lá ficar por duas semanas, tente passar por lá. Ainda não estou a aceitar encomendas, mas vou ficar com o seu contacto 🙂 , obrigada.
Angela Rato
15 Junho, 2016 às 16:34Muito boa esta vitamina, que sabor maravilhoso!! E outras combinações de fruta com legumes? Adorava experimentar mais 🙂
Sofia Paixão
20 Junho, 2016 às 11:27Obrigada Angela, irei colocar mais receitas brevemente. 🙂
Nuno ferreira
10 Abril, 2017 às 21:14Esse centrifugador retira as cascas das frutas e legumes, certo?
Se for na liquidificadora (é o que tenho) tenho de descascar e juntar água, certo?
Obrigado
Sofia Paixão
16 Abril, 2017 às 15:40Olá Nuno, sim se for feito na liquidificadora descasque e junte um pouco de água 🙂