Das coisas que gosto de fazer quando estou na cozinha a inventar novas receitas, são trocadilhos entre pratos conhecidos. Desta vez, lembrei-me de misturar a tortilla espanhola com a nossa meia desfeita de bacalhau com grão.
Sendo os dois pratos tão bons e tão representativos, tanto da cozinha portuguesa como da espanhola, esta combinação tinha tudo para resultar. E resultou.
É uma refeição super completa, o grão substitui muito bem a batata e os espinafres dão-lhe um toque especial. As tortillas podem ser consumidas frias ou quentes, no prato ou à mão, e normalmente são acompanhadas de salada.
Aos mais corajosos, sugiro que a façam virada, como a original tortilla espanhola; aos menos experientes, que a façam à italiana, como uma frittata.
Ingredientes:
- 125 ml de azeite extravirgem
- 500 g de grão-de-bico cozido, bem escorrido *
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 200 g de bacalhau cozido e desfiado
- 7 ovos
- 100 g de folhas de espinafre, lavadas e escorridas
- 1 molho pequeno de salsa, picada
- 1 colher de chá de pimentão-doce (colorau)
- pimenta
- sal marinho (depende do sal que o bacalhau tem)
* Versão rápida: use uma lata grande de grão-de-bico e escorra bem; Versão completa: Numa taça, coloque 500 g de grão-de-bico seco já lavado. Cubra com mais quatro dedos de água e umas gotas de vinagre ou de sumo de limão. Deixe a demolhar cerca de 12 a 24 horas. Deite fora a água e coza na panela de pressão, com água limpa e um pedaço de alga kombu, durante 35 minutos. Escorra, pese os 500 g e congele o restante para uma próxima vez.
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Numa frigideira grande, antiaderente, coloque metade do azeite e a cebola picada, e, em lume médio, mexa de vez em quando até a cebola começar a mudar de cor.
- Junte o alho picado.
- Quando a cebola estiver a ficar dourada, junte o bacalhau desfiado e deixe ganhar gosto durante 2 minutos, mexendo de vez em quando.
- Junte o grão-de-bico, o colorau e o resto do azeite, e envolva tudo muito bem.
- Deixe apurar, mexendo, durante cerca de 4 minutos.
- Junte os espinafres e envolva por mais 2 minutos.
- Entretanto, noutra tigela grande, bata os ovos e tempere com pimenta e um pouco de sal grosso.
- Junte a salsa picada.
- Deite tudo o que estiver na frigideira para dentro da tigela grande e misture bem.
- Agora, tem duas hipóteses:
- Volte a colocar tudo na frigideira grande e deixe cozer em lume médio, cerca de 4 minutos sem mexer, ou até a base da tortilla estar firme; de seguida, coloque um prato grande por cima da frigideira, e vire a tortilha (como se fosse um bolo) para o prato; depois, deslize-a novamente para dentro da frigideira, para que possa cozer do outro lado.(siga para o ponto 11)
- Coloque tudo num recipiente que vá ao forno, untado, e deixe cozinhar a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até os ovos estarem firmes. (Em vez de uma tortilla, está a fazer uma frittata)
- Desenforme, ou não, e sirva às fatias grossas com uma salada verde.
1 comentário
PAPO DE COZINHA | TORTILHA DE BACALHAU E GRÃO DE BICO |
3 Junho, 2015 às 18:36[…] aqui https://glutenfree.pt/tortilla-de-bacalhau-com-grao-de-bico/ e veja os passos do […]