Faço quinoa muitas vezes e, normalmente, as pessoas para quem a faço têm dúvidas de como a devem cozinhar.
Eu digo sempre o mesmo: no início, quando ainda não conhecemos bem este pseudocereal, e para que fique solto, o melhor é cozinhá-lo com bastante água e, depois de cozido, passá-lo por água fria. Com o tempo, depois de o ir conhecendo melhor, cozinhe-o da mesma forma que cozinha o arroz branco, só que em vez de adicionar o dobro de água, adicione apenas uma vez e meia para que fique mais solto.
A quinoa, embora se pareça com um cereal, é na realidade uma semente que se comporta como um cereal e por essa razão é chamada de pseudocereal. Ela é rica em fibra, hidratos de baixo índice glicémico e proteína. A sua proteína é completa, ao contrário das presentes nos cereais mais comuns que são deficitárias em alguns aminoácidos.
Podemos utilizar a quinoa em grãos, flocos ou farinha e escolher uma ou várias das três variedades existentes: a branca, a vermelha ou a preta. Os grãos de quinoa devem ser muito bem lavados antes de serem cozinhados para que se retire a saponina, uma película protetora que repele os pássaros e os insectos. Esta película, apesar de não ser prejudicial à nossa saúde, dá aos grãos da quinoa um sabor amargo.
Ingredientes:
- 250 g de quinoa, uma ou mais variedades
- água
- 2 folhas de louro
- sal marinho a gosto
- 2 dentes de alho com casca
- rebentos para decorar
para saltear,
- 8 colheres de azeite extravirgem
- 2 cm de gengibre ralado (opcional)
- 2 dentes de alho picados
- legumes variados cortados em pedaços (cebola, alho-francês, espargos, cogumelos, brócolos, espinafres, etc.)
- raspas de limão e sumo de meio limão
- sal marinho e pimenta moída a gosto
Sempre que possível, opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Numa panela média, coloque a quinoa e bastante água. Lave-a bem e retire a água. Repita o processo até a água sair limpa.
- Coloque água nova até ficar com mais 4 dedos, o sal, o alho e o louro e, em lume alto, deixe ferver.
- Quando começar a ferver, baixe o lume para o médio e deixe cozer cerca de 12 a 15 minutos. Vá provando de modo a confirmar que o grão está cozido, mas firme, al dente.
- Com a ajuda de um passador, passe a quinoa por água fria e deixe-a a escorrer. (A partir deste passo pode guardá-la no frigorífico ou salteá-la de seguida)
para saltear,
- Numa frigideira ou num wok, coloque o azeite, o alho e o gengibre e salteie durante 1 minuto.
- Junte os legumes, um pouco de sal e deixe refogar cerca de 2 minutos, mexendo.
- Junte a quinoa cozida. Salteie tudo mais um pouco até a quinoa estar bem quente.
- Tempere com a pimenta moída e com as raspas e o sumo de limão.
- Decore com os rebentos antes de servir.
6 Comentários
Catarina
22 Abril, 2017 às 15:03A quinoa não tem glúten?
Sofia Paixão
22 Abril, 2017 às 16:38Olá Catarina, não a quinoa não tem glúten. Veja aqui os cereais que contêm glúten. 🙂
Catarina Abreu
26 Abril, 2017 às 21:11?. Pois mas a minha dúvida é que a maioria dos pacotes de quinoa dizem que “pode conter vestígios de glúten, soja…”.
Por exemplo a quinoa real, da marca Cem porcento. Até tirei foto mas não consigo anexar aqui. Será que me pode elucidar? Grata.
Sofia Paixão
27 Abril, 2017 às 18:53A quinoa por si só não tem glúten mas pode estar contaminada por ter sido embalada no mesmo local que outros produtos que contenham glúten. 🙂
s.aboon.risen
26 Outubro, 2017 às 9:21Olá Sofia, não colocas a quinoa a demolhar?
Por ser um cereal fica mais rica, porque ao entrar no processo de germinação liberta mais enzimas e vitaminas que são mais benéficas ao nosso organismo.
Sofia Paixão
27 Outubro, 2017 às 18:46Olá! eu por praticidade nem sempre a demolho… embora saiba que se torna mais biodisponivel. Mas de qualquer forma agradeço e vou colocar uma chamada de atenção para quem o queira, ou precise de fazer. A Quinoa não é um cereal, é uma semente que se comporta como um cereal ou seja, um pseudo-cereal. Quando demolhamos este pseudo-cereal a consistência final (depois de cozinhada) é afetada, o grão fica mais humedecido e torna-se menos solto. 🙂