Mousse de chocolate é daquelas sobremesas que quase toda a gente gosta, pelo menos os que gostam de chocolate. Cá em casa, o gosto é tal que se disputa quem faz a melhor mousse.
Mas na verdade, não há grande ciência em fazer uma mousse, e esta peca mesmo pela simplicidade. Mas com o dia dos namorados à porta, não resisti …
Já do chocolate, podemos falar um pouco mais. O chocolate preto pode ter uma concentração maior ou menor de cacau, e quanto maior for essa concentração melhor é o efeito na nossa saúde. Além de nos dar energia e ser diurético, o cacau contido no chocolate tem propriedades antioxidantes e benéficas para o coração.
Não tenho muito mais a dizer sobre esta receita, a não ser que a guerra por rapar a taça é mesmo muito grande.
Ingredientes:
- 200 g (1 tablete) de chocolate preto sem glúten (com mais de 50% de cacau)
- 6 colheres de sopa de açúcar de coco / rapadura / mascavado
- 7 ovos
- 1 pitada de sal marinho
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Parta o chocolate aos pedaços pequenos (eu parto-o batendo com a tablete, ainda fechada, na bancada).
- Derreta o chocolate em banho-maria, colocando-o numa taça de vidro por cima de uma panela média de água a ferver (com 10 cm de água). Vá mexendo até ficar todo derretido. Reserve.
- Entretanto, separe as gemas das claras.
- Na taça onde estão as gemas, junte o açúcar e bata com a batedeira até ficar uma massa homogénea, fazendo pequenas bolhas.
- Junte o chocolate derretido (já morno) e bata mais um pouco até estar tudo bem ligado.
- Noutra taça, bata as claras em castelo, com a pitada de sal, até ficarem bem firmes.
- Com a ajuda de uma espátula de borracha, vá juntando as claras, em porções, à mistura do chocolate e envolva até estar tudo bem ligado.
- Coloque a mousse numa taça e leve ao frigorifico, cerca de 30 minutos, antes de servir.
Sirva a mousse com as amêndoas crocantes, picantes ou não. O contraste do doce da mousse com o picante das amêndoas fica maravilhoso!
17 Comentários
Maria Sá da Bandeira
12 Fevereiro, 2015 às 21:45Fico à espera de um convite para um jantar gluten free com paixão.
Sofia Paixão
13 Fevereiro, 2015 às 20:42Combinado Maria! bjs
Ana Ressano Garcia
17 Fevereiro, 2015 às 10:24Parabéns Sofia!!
Eu vou com a Maria
Isabel Cajada
13 Fevereiro, 2015 às 19:05Que aspecto delicioso! Tenho de experimentar!
Sofia Paixão
13 Fevereiro, 2015 às 20:42Depois diz como ficou 🙂 bjs
Tania
3 Janeiro, 2016 às 20:56Achei super fácil de fazer e ficou maravilhosa, fiz para sobremesa num jantar com amigos e todos adoraram, juntei um pouco de amêndoa picada e ficou excelente!Obrigado pela receita! 😀
Sofia Paixão
3 Janeiro, 2016 às 22:42Obrigada! 🙂
Marta Baptista Coelho
6 Novembro, 2017 às 18:50Os meus filhos pedem imensas vezes para fazer esta mousse. Costumo pôr em cima uma camada de avelãs tostadas aos bocadinhos, fica óptimo!
Sofia Paixão
7 Novembro, 2017 às 17:06Obrigada Marta por partilhar 🙂
Ister Cadimo
7 Março, 2018 às 0:07Oi Sofia ,suas receitas realmente me parecem deliciosas, conheci agora o blog.Gostaria de saber se suas receitas que contem ovo, o que colocar para substituir, pois existem pessoas que sao alergicas a ovo e tenho uma filha que e Vegana e nao consome ovo
Cátia Regina Augustin
15 Novembro, 2018 às 19:07Oi, Sofia!
Estive em Portugal em outubro e trouxe o teu livro comigo para o Brasil! Lindo! Comprei até uma balança de precisão para seguir tudo à risca! Rsrsrs. Mas tenho sofrido com uma dúvida. Na receita do “mousse de chocolate cá de casa” não há o peso do tablete de chocolate. Estou tentada a usar o de um quilo!! Antes que minha receita desande, você poderia me dar uma luz??
Obrigada,
Saúde e sorte!
Cátia
Sofia Paixão
16 Novembro, 2018 às 19:48Olá Cátia, obrigada pelo seu comentário pois é uma gralha tanto do livro como do site… já alterei no site, são 200 g, mas no livro já não vou a tempo. 🙂
Cátia Regina Augustin
24 Novembro, 2018 às 13:22Oi, Sofia, obrigada! Vou experimentar fazê-lo! Por enquanto, tenho lutado para que as laterais da massa da Tarte de Limão não “deslizem” completamente para a base…. rsrsrs. Tens alguma dica d’além mar? Onde será que estou erando? Tenho deixado a massa descansar no frigorífico e a manteiga voltar a firmar, mas só o que consigo são bases planas deliciosas!!
Obrigada pelo retorno do mousse!
Sofia Paixão
27 Novembro, 2018 às 19:19Olá Cátia, está a falar da tarte do livro? Ela tem que ir antes ao forno, só depois coloca o recheio. 🙂
Cátia Regina Augustin
1 Dezembro, 2018 às 22:24Sim, essa mesma! Tenho colocado apenas a massa para assar, até porque fazemos um “creme de limão cá de casa”, que não precisa de forno. Mas não tem jeito. Ao entrarem no forno pré-aquecido, as laterais descem e se incorporam à base. O sabor é imbatível, nunca comi uma massa de tarte mais saborosa, que se desmancha na boca. Tenho pensado, inclusive, em fazer biscoitos com ela… só não sei o que tenho feito de errado… Obrigada pela resposta!
Filipa Brizida
14 Março, 2022 às 16:10Boa tarde,
Fiz esta mousse e ficou um espectáculo!! A família adorou! Obrigada pela receita!! 👏🏼☺️
Sofia Paixão
30 Dezembro, 2022 às 14:21Obrigada Filipa por partilhar!