Adoçantes Naturais, Alho, Azeite Extravirgem, Ervas Aromáticas, Especiarias e Condimentos, ingredientes, Legumes, Manjericão, Maple syrup ou Xarope de ácer, mel, Molhos, 'Toppings' e Compotas, Óleos e Gorduras Saudáveis, Pimenta, Por Estações do Ano, receitas, Sal Marinho, Sem Lacticínios, Sem Ovos, Tomate, Verão

Molho de Tomate no Forno

12 Agosto, 2019

O molho de tomate no forno é um molho que se faz quando o tomate está na época e que pode ser guardado e ser usado ao longo do ano. Gosto de o fazer no forno porque ganha sabores mais intensos e apurados e dá menos trabalho, pois não temos de o estar sempre a mexer.

O molho de tomate fica assim alaranjado porque é feito com o tomate integral, ou seja, com a polpa, com as sementes e com a pele, todos eles muito nutritivos e ao mesmo tempo muito importantes para o sabor final do molho.

É ideal para usar em sopas frias ou quentes, guisados, assados, pizzas, outros molhos e por ai fora.

Para que se conserve durante todo o ano é importante que o guarde, ainda bem quente, em frascos fervidos e que, por cima, coloque azeite de forma a que o molho não esteja em contacto com o ar. Depois, tape logo os frascos e guarde-os num local fresco e escuro da despensa.

Sugiro que faça a receita em duplicado, triplicado ou mais ainda, porque não vai encontrar tomate saboroso como este até ao próximo verão.

Esta é uma das receitas de salgados do meu livro ‘Sem Gluten com paixão’.


Ingredientes: 

  • 1 kg de tomate inteiro, cortado em quartos ou oitavos

para a marinada,

  • 7 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 2 dentes de alho picados
  • 8 folhas de manjericão
  • 1 colher de sopa de mel ou de xarope de ácer
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • pimenta-preta moída a gosto

Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.


Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Numa taça grande, coloque todos os ingredientes da marinada e misture-os bem.
  3. Junte o tomate cortado (com a pele e as sementes) e envolva-o muito bem na marinada com a ajuda de uma colher.
  4. Coloque num tabuleiro de forno previamente forrado, ou não, com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 40 a 50 minutos ou até começar a caramelizar.
  5. Retire do forno e coloque num processador, ou liquidificador, e bata até obter a textura desejada. Retifique os temperos.
  6. Coloque em frascos de vidro, previamente fervidos e deite um pouco de azeite por cima para que o molho não fique em contacto com o ar. Tape o frasco enquanto o molho estiver ainda bem quente para que crie vácuo. Guarde-os num local fresco e escuro da despensa.
  7. Depois de abertos, conserve-os no frigorífico.

 
 
 

 

(Visited 250 times, 22 visits today)

Veja também:

Sem comentários

O seu comentário

11 + 17 =

error: Content is protected !!