Cada vez encontro mais gente rendida aos adoçantes naturais e saudáveis. É uma questão de hábito e a transição é muito mais simples do que parece.
O primeiro passo é percebermos o mal que o açúcar refinado nos faz, o segundo é deixarmos de o comprar, e o terceiro é passarmos a cozinhar mais em casa, pois só assim controlamos verdadeiramente o adoçante que estamos a consumir.
Para substituirmos o açúcar refinado, temos várias opções (que, embora também sejam açúcares, são mais saudáveis, com mais nutrientes). Pessoalmente gosto de usar mel, maple syrup, rapadura, açúcar de coco e, sempre que possível, fruta.
O mel e o maple syrup, além do sabor agradável, têm uma textura líquida que faz com que se misturem muito facilmente em qualquer receita. As tâmaras, com um sabor igualmente doce e maravilhoso, são sólidas e, por isso, não tão versáteis. Quando as uso, tenho normalmente de as triturar.
Estava eu a pensar nestas alternativas doces quando, de repente, me lembrei: e porque não fazer um mel de tâmaras, como quem junta o útil ao agradável? Passamos a ter mais uma opção líquida, com um sabor distinto e igualmente saudável.
Este mel, e chamo-lhe mel só por causa da sua simplicidade e textura, pode ser guardado num frasco no frigorífico e utilizado em todo o tipo de receitas.
Ingredientes:
- 1 copo de tâmaras Medjool sem caroço
- 1 copo de água (220 ml aproximadamente)
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Coloque num liquidificador ou num processador de alimentos todos os ingredientes e bata durante 3 minutos ou até obter um creme homogéneo (depende da potência do aparelho: se o seu for fraco, coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe-os repousar durante 30 minutos antes de os triturar).
- Guarde no frigorífico, de preferência num frasco de vidro, cerca de dois meses.
11 Comentários
Batido de Kefir com Morangos e Hortelã -GlutenFree com paixão | Sem Glúten Portugal
29 Maio, 2015 às 20:55[…] colher de sobremesa de mel ou ‘mel’ de tâmaras […]
Andreia Azevedo
11 Novembro, 2015 às 17:10Adorei o seu blog!
Adoro cozinhar e agora com algumas limitações sentia-me realmente limitada na minha paixão! Conhecendo o seu blog voltei a ter vontade de experimentar receitas! Sinto a paixão pela cozinha em cada publicação!
Parabéns!
Sofia Paixão
13 Novembro, 2015 às 11:59Olá Andreia, muito obrigada pelo seu comentário! 🙂
Ana Alfama
30 Dezembro, 2015 às 18:01Adorei esta receita. Onde podemos encontrar tâmaras medjool? É q, ou ando mto distraída, ou só vejo as tâmaras no hiper na altura do Natal.
Obg,
Ana Alfama
Sofia Paixão
30 Dezembro, 2015 às 20:04Olá Ana, eu compro nos mercados ou nos supermercados. 🙂
Camila
21 Julho, 2016 às 17:23Olá Sofia, adoro o seu blog!! Posso dispensar o limão nesta receita, ou ele é necessário? Muito obrigada!
Sofia Paixão
3 Agosto, 2016 às 10:02Olá Camila, o limão funciona como um antioxidante não deixando o ‘mel’ azedar, pode usar também uma pitada de sal. 🙂
Rita Camilo
9 Dezembro, 2019 às 12:31Olá,
Eu vivo na Arábia Saudita, e às vezes não sei o que fazer com tanta tâmara! Esta é uma óptima ideia.
Só uma dúvida, a pitada de sal que sugeriu (comentário anterior) é para substituir o limão?
Obrigada
Sofia Paixão
26 Dezembro, 2019 às 18:59Sim, mas prefiro o limão 🙂
Sónia Santos
21 Outubro, 2020 às 10:47Bom dia, este mel pode ser utilizado para adoçar bolos e por exemplo compotas?
Sofia Paixão
17 Janeiro, 2021 às 22:40Olá Sónia, sim pode ser substituído por qualquer açúcar liquido 🙂