Cada vez mais encontramos à venda produtos com a designação ‘sem glúten’ e há muita gente que acredita que por terem esta designação eles são obrigatoriamente saudáveis. Mas não é bem assim.
Para ser saudável, um alimento deve tirar o maior partido de todos os seus nutrientes, deve ser feito com ingredientes verdadeiros, naturais, integrais e, quanto mais frescos, melhor, o que exclui completamente os produtos processados, que normalmente são feitos à base de farinhas refinadas, químicos que coloram, preservam, espessam e estabilizam, ou, ainda, carregados de açúcares refinados.
Além destes produtos processados não terem os nutrientes necessários para nos alimentar de forma equilibrada, o nosso corpo não reconhece muitos dos seus ingredientes como alimentos de verdade e desencadeia processos inflamatórios que podem dar origem a graves problemas de saúde.
Na maioria dos supermercados, e devido à procura crescente deste tipo de produtos, a secção de alimentos sem glúten é cada vez maior. Já conseguimos encontrar uma grande variedade de pães, bolos, bolachas, salgados e farinhas sem glúten. No entanto, nem todos eles são saudáveis.
Uma das formas seguras de o saber é ler os rótulos, perceber os ingredientes que dele fazem parte e fazer escolhas conscientes. À partida, quanto menos ingredientes um alimento tiver, melhor. Se os conseguirmos reconhecer a todos como alimentos verdadeiros, melhor ainda.
Continuo a defender que a melhor forma de sabermos o que estamos a comer é cozinhando ou, quando não é possível, delegando esta tarefa a quem o faz de forma consciente, responsável e sustentável.
2 Comentários
Soraia
26 Setembro, 2016 às 16:35Olá Sofia! Chamo-me Soraia e tenho 23 anos, descobri o mês passado que sou intolerante ao glúten, que para mim é uma enorme tristeza porque adoro tudo o que seja massas e comida italiana. Por acaso não tem receitas de massas frescas para que possa fazer em casa? é que massas sem glúten são muito caras para mim. Parabéns pelo blog tem sido uma grande ajuda para mim! Beijinhos
Sofia Paixão
27 Setembro, 2016 às 14:31Olá Soraia, há cada vez mais massas sem glúten e algumas com bastante qualidade. Qualquer dia coloco uma receita de massa fresca ou faço um workshop só de massas 🙂