Informações

GlutenFree Saudável!

16 Outubro, 2015

Cada vez mais encontramos à venda produtos com a designação ‘sem glúten’ e há muita gente que acredita que por terem esta designação eles são obrigatoriamente saudáveis. Mas não é bem assim.

Para ser saudável, um alimento deve tirar o maior partido de todos os seus nutrientes, deve ser feito com ingredientes verdadeiros, naturais, integrais e, quanto mais frescos, melhor, o que exclui completamente os produtos processados, que normalmente são feitos à base de farinhas refinadas, químicos que coloram, preservam, espessam e estabilizam, ou, ainda, carregados de açúcares refinados.

Além destes produtos processados não terem os nutrientes necessários para nos alimentar de forma equilibrada, o nosso corpo não reconhece muitos dos seus ingredientes como alimentos de verdade e desencadeia processos inflamatórios que podem dar origem a graves problemas de saúde.

Na maioria dos supermercados, e devido à procura crescente deste tipo de produtos, a secção de alimentos ‘saudáveis’ é cada vez maior. Já conseguimos encontrar uma grande variedade de pães, bolos, bolachas, salgados e farinhas sem glúten. No entanto, nem todos eles são saudáveis.

Uma das formas seguras de o saber é ler os rótulos, perceber os ingredientes que dele fazem parte e fazer escolhas conscientes. À partida, quanto menos ingredientes um alimento tiver, melhor. Se os conseguirmos reconhecer como alimentos verdadeiros, melhor ainda.

Continuo a defender que a melhor forma de sabermos o que estamos a comer é cozinhando ou, quando não é possível, delegando esta tarefa a quem o faz de forma consciente, responsável e sustentável.


GlutenFree-Workshop-1

(Visited 1.086 times, 1 visits today)

Veja também:

2 Comentários

  • Responder Soraia 26 Setembro, 2016 at 16:35

    Olá Sofia! Chamo-me Soraia e tenho 23 anos, descobri o mês passado que sou intolerante ao glúten, que para mim é uma enorme tristeza porque adoro tudo o que seja massas e comida italiana. Por acaso não tem receitas de massas frescas para que possa fazer em casa? é que massas sem glúten são muito caras para mim. Parabéns pelo blog tem sido uma grande ajuda para mim! Beijinhos

    • Responder Sofia Paixão 27 Setembro, 2016 at 14:31

      Olá Soraia, há cada vez mais massas sem glúten e algumas com bastante qualidade. Qualquer dia coloco uma receita de massa fresca ou faço um workshop só de massas 🙂

    O seu comentário

    thirteen − 10 =

    error: Content is protected !!