Adoçantes Naturais, Caju, Ervas Aromáticas, Especiarias e Condimentos, Frutas, Hortelã, ingredientes, Limão, mel, Morango, Por Estações do Ano, receitas, Sem Leite, Sem Ovos, Sementes e Frutos Secos, Sobremesas, Verão

Gelado de Morango e Hortelã

Julho 28, 2017

Quando a Quinta do Arneiro me desafiou para criar uma receita com os seus produtos de verão, os morangos tinham que estar incluídos. Primeiro, porque são dos meus frutos preferidos, e, segundo, porque os deles são dos melhores que alguma vez provei.

Conheço há muitos anos o projeto da Quinta e, pela sua filosofia, dedicação e serviço, recomendo-o a qualquer pessoa.

Na sua lista de produtos de verão, esta receita aparece como um deles, ou seja, quem a encomendar recebe em casa um saco com a ficha da receita assim como todos os ingredientes que dela fazem parte.

No início pensei em fazer uma tarte, um bolo ou uns queques, mas por estarmos no Verão, nada melhor que um gelado que seja fácil de fazer, que não leve natas nem açúcar, mas que seja cremoso e muito, muito bom.

Este gelado pode ser feito em formato grande ou em cuvetes de sorvete, depende de para quem está a fazê-lo.

 


Ingredientes: (4-6 pessoas)

  • 200 g de caju cru sem tempero (de preferência previamente demolhado)
  • 400 g de morangos
  • 200 g de água
  • 100 g de mel ou maple syrup
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 14 folhas de hortelã 

Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.


Preparação:

  1. Num processador ou liquidificador, coloque o caju escorrido e os restantes ingredientes da receita, à exceção das folhas de hortelã. Triture bem até obter um creme homogéneo.
  2. Junte as folhas de hortelã e triture mais um pouco.
  3. Agora, tem três hipóteses:
    • Deite o preparado na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante. Depois de estar consistente, coloque no congelador. (siga para o ponto 4)
    • Deite o preparado num recipiente de vidro com tampa e coloque no congelador durante 15 minutos. Retire e, com a ajuda de um garfo, mexa o gelado, quebrando os cristais que entretanto se formaram. Volte a colocar no congelador. Repita este processo até o creme estar completamente congelado e não conseguir colocar o garfo. (siga para o ponto 4)
    • Deite o preparado em cuvetes de gelado e leve ao congelador.
  4. Retire do congelador 15 minutos antes de servir.

You Might Also Like

No Comments

O seu comentário

error: Content is protected !!