Tenho um lado da família em que a paixão por pintar é muito maior do que a paixão por cozinhar. A minha mãe passou esse gene para o meu irmão e para a minha filha mais velha. Eles pintam e desenham com estilos completamente diferentes, mas todos com a mesma paixão – uns fazem-no por hobby e outros por profissão.
A minha filha diz que cozinhar deve ser como pintar: “Vejo a mãe a pôr um pouco disto, outro daquilo, sem pesar nem pensar, e a misturar cores, texturas e sabores com uma felicidade na cara! E é isso mesmo que eu sinto quando pinto, só que os quadros ficam cá para sempre.” E eu respondo-lhe que as receitas também!
Esta receita é de uma galette de maçã inspirada numa aguarela da minha mãe. Uma galette não é nem mais nem menos do que uma tarte rústica moldada com as mãos. Não se utiliza forma e o recheio normalmente é feito com fruta. A mesma massa pode ser usada numa tarteira, só que aí em vez de galette passaria a ser uma tarte de maçã.
Ingredientes:
massa,
- 160 g de farinha de trigo-sarraceno
- 150 g de farinha de arroz integral
- 60 g de fécula de mandioca (polvilho azedo ou doce)
- 70 g de açúcar de coco/rapadura/mascavado
- 100 g de manteiga sem sal acabada de sair do frigorífico
- 1 pitada de sal marinho
- 5 a 7 colheres de sopa de água fria
recheio,
- 700 g de maçãs
- 1 mão cheia de nozes
- 1 colher de sopa de passas
- 3 colheres de sopa de mel
- 4 a 8 colheres de sopa de açúcar de coco/rapadura/mascavado
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 1 ovo para pincelar
- iogurte grego natural ou creme de caju para acompanhar
Sempre que possível, opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Comece por fazer a massa. Coloque todos os ingredientes, à exceção da água fria, num processador e bata até obter uma massa areada. Vá deitando as colheradas de água, uma a uma, até a massa ligar. Pode não precisar das sete!
- Retire a massa do processador, amasse um pouco com as mãos e faça uma bola.
- Coloque a massa entre dois papéis vegetais e estenda-a com a ajuda de um rolo.
- Retire o papel de cima e recheie a galette com a maçã cortada em pedaços (com ou sem a casca), deixando um espaço na borda. Por cima deite o açúcar, a canela, as nozes, as passas e, por último, o mel.
- Dobre a borda da massa formando uma barreira à volta do recheio.
- Bata o ovo e pincele a borda da galette.
- Leve ao forno por 40 minutos (depende da potência do forno).
- Sirva quente ou fria, acompanhada de iogurte grego natural ou creme de caju.
17 Comentários
filipa
10 Janeiro, 2016 às 18:22Adoro tudo , adorei tb a águarela , é linda!
Sofia Paixão
10 Janeiro, 2016 às 22:17🙂
Inês de Castro Ruivo
12 Janeiro, 2016 às 0:15Olá! Será que seria possível substituir a farinha de trigo sarraceno por outra? De aveia, por exemplo (triturando os flocos). Aproveito para dizer que experimentei hoje a base de quiche e ficou maravilhosa 🙂 Muito obrigada!
Sofia Paixão
12 Janeiro, 2016 às 0:20Olá Inês, obrigada eu! sim, pode substituir por aveia mas no final, quando estiver a misturar a água, talvez não precise de tanta quantidade. Boa sorte! 🙂
fabiana
1 Fevereiro, 2016 às 17:42Boa tarde
Triturar o grao de trigo serraceno funciona?ou tem de ser mesmo farinha de trigo serraceno comprada pronta?
Sofia Paixão
4 Fevereiro, 2016 às 0:14Olá Fabiana, pode triturar o grão do trigo sarraceno e peneirar antes de a utilizar. Quanto mais fina ficar melhor se comporta nas receitas. 🙂
Inês Metello
19 Maio, 2016 às 15:54Boa tarde!
Que website maravilhoso, repleto de óptimas ideias! Muito obrigada pelo seu trabalho.
Gostaria de saber qual a melhor maneira, se possível, de substituir a manteiga nesta (e já agora outras) receitas.
Obrigada!
Sofia Paixão
19 Maio, 2016 às 16:55Obrigada Inês! pode substituir a manteiga por óleo de coco, mas reduza a quantidade para 80g (deve está sólido, à temperatura ambiente) 🙂
Flor do Cacto
30 Abril, 2017 às 15:30Olá! 🙂
Fizemos a receita substituindo o trigo sarraceno com farinha de aveia, fizemos um pure de maça com maça, rapadura preta, um bocado de água e canela. Colocamos o purê dentro da maça e as maças por cima povilhando mais canela. Ficou delicioso!
Obrigado pela receita <3
Sofia Paixão
1 Maio, 2017 às 15:18Obrigada pela partilha 🙂
Joana
26 Fevereiro, 2018 às 1:27Boa noite,
A fécula de mandioca (polvilho doce) é a mesma coisa que Tapioca? Estou no site da Celeiro e só encontro Tapioca referindo que é polvilho doce. Não sei se é a mesma coisa. E já agora, onde compra pf a sua fécula de mandioca?
Grata pelas informações 🙂
Sofia Paixão
18 Março, 2018 às 12:53Olá Joana, não é a mesma coisa. A tapioca é a fécula de mandioca hidratada e tem um comportamento diferente. Mas encontra a fécula à venda na maioria dos supermercados, é a farinha que se usa para fazer os pães de queijo 🙂
Leónia Nunes
27 Setembro, 2019 às 21:21Olá Sofia,
A fécula de mandioca pode ser substituída por fécula de batata?
Muito obrigada
Beijinho ?
Sofia Paixão
16 Outubro, 2019 às 7:43A textura ficará diferente, talvez mais areada 🙂
Elisabeth Martins
15 Fevereiro, 2023 às 18:16Olá Sofia. Realmente a textura ficou diferente e não consegui dobrar as beiras para cima, o que secou a maçã. A massa parece bolacha, por ter ficado areada. Devia ter esperado a sua resposta e não me aventurar. A fécula de mandioca é mais dificil de encontrar.Gratidão pela receita.
Elisabeth Martins
15 Fevereiro, 2023 às 10:59Uma maravilhosa receita. Posso substituir fécula de mandioca por fécula de batata ? Gratidão pela receita.
Sofia Paixão
28 Fevereiro, 2023 às 12:21Olá Elisabeth, a fécula de mandioca tem uma função diferente da de batata pois ajuda a ligar a massa 🙂