Na alimentação sem glúten, um dos grandes desafios é a substituição das massas.
Já existem à venda, na maioria dos supermercados, várias marcas de massas sem glúten, mas, para mim, nem todas são boas. Umas são demasiado amarelas e rijas por conterem muito milho, outras desfazem-se ao cozer.
Aquelas de que mais gosto e as que mais se parecem, em textura e sabor, com as massas feitas com trigo são as que contêm arroz e quinoa nos seus ingredientes.
Nesta receita utilizei uma dessas massas e cozi-a aromatizando a água com gengibre, louro e pimentão-doce picante. Gosto especialmente deste método de cozedura porque, dependendo do tipo de ervas ou especiarias que utilizamos, as massas ganham sabores muito especiais.
Para uma versão vegetariana, substitua o bacon por queijo parmesão em lascas ou por nozes picadas.
Ingredientes:
- 500 g de esparguete sem glúten (que contenha arroz e quinoa)
- sal marinho a gosto
- 3 rodelas de gengibre
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sobremesa de pimentão-doce picante ou paprica, em pó (opcional)
- 250 g de bacon cortado em fios (opcional)
Pesto,
- 5 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 3 dentes de alho
- sumo de meio limão
- 200 g de folhas de espinafres frescos
- 1 mão cheia de nozes
Sempre que possível, opte por ingredientes biológicos
Preparação:
- Encha uma panela com 2/3 de água, junte o sal, o gengibre, o louro e a paprica e leve a lume alto até ferver.
- Junte o esparguete e, com a ajuda de um garfo, mexa-o até estar totalmente submerso na água. Deixe cozer até estar al dente *. Escorra a massa reservando a água de cozedura.
- Entretanto prepare o pesto. Num copo, junte todos os ingredientes do pesto, exceto uma mão-cheia de espinafres, e bata até obter um creme (se necessário junte um pouco da água de cozedura da massa). Pique os restantes espinafres e reserve.
- Numa frigideira grande, toste o bacon até ele começar a mudar de cor (sem adicionar nenhum tipo de gordura). Retire e reserve.
- Na mesma frigideira (sem a lavar), junte o pesto, o esparguete com um pouco da água em que foi cozido, os espinafres picados e, em lume baixo, envolva tudo muito bem.
- Antes de servir, misture o bacon tostado.
* O tempo de cozedura vai depender dos ingredientes da própria massa, vá provando até estar na consistência desejada. Estas massas, por não conterem glúten, têm mais tendência para quebrar. Para que isto não aconteça, vá controlando o lume, ou deitando um pouco de água fria, de modo a que a temperatura da água não fique demasiado alta, o ideal é a água esteja constantemente quase a ferver.
4 Comentários
Mara Luana Bettencourt
30 Abril, 2016 às 0:01Ola
Sou da ilha Graciosa Açores e comecei a fazer sencibilidade ao trigo e à clara de ovo. Estou a tentar adaptar me, mas nao é muito facil porque cá nao temos muitos produtos para estes tipos de sensibilidade ou intolerâncias. Ca as massa que temos é da marca millanesa, é horrível, super amarela deixa muita goma fica impapada e ainda dura. Sera que podia dizer onde posso encomendar dessa massa de arroz e quinoa?
Muito obrigada
Sofia Paixão
1 Maio, 2016 às 21:41Olá Mara, a massa de arroz e quinoa que utilizo é do supermercado Brio. Entre em contacto com eles e tente que lhe enviem pelo correio. 🙂
Isabel Carlos Esparteiro
22 Setembro, 2016 às 15:30Olá Sofia!
Pode dar uma dica, onde comprar estes ingredientes? A esparguete? Obrigada
Sofia Paixão
22 Setembro, 2016 às 16:08Olá Isabel, eu compro este esparguete no Brio 🙂