Ideias para o pequeno-almoço!
É o que muitos de vocês me pedem. Ora aqui vai uma que pode ser para o pequeno-almoço, brunch, almoço ou jantar. Tudo depende do que lhe quisermos juntar.
Este crepe é muito completo do ponto de vista nutricional, pois é rico em fibra e proteína e, quando acompanhado de vegetais, principalmente de folhas verdes, é uma super-refeição.
Para que a preparação do crepe se torne mais simples e rápida, tenha um frasco com a farinha de aveia e chia, já misturada, pronta a utilizar. Depois é só juntar uma colher da farinha a um ovo batido e temperar.
Quanto ao recheio, há várias hipóteses: abacate, queijo, espinafres, compota de frutos vermelhos, fruta da época, mel, creme de chocolate e caju, entre muitos outros.
Farinha de aveia e chia:
- 2 copos de flocos de aveia sem glúten
- meio copo de sementes de chia
Coloque os flocos e as sementes num processador e triture até obter uma farinha fina. Guarde num frasco de vidro bem vedado em local fresco ou no frigorífico.
Crepe Rápido de Aveia e Chia
Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 c. sopa de farinha de aveia e chia (ver acima como fazer a farinha)
- sal marinho
- Pimenta-preta moída (opcional)
- 1 c. sopa de água
- azeite extravirgem para untar
Preparação:
- Numa taça pequena coloque o ovo e bata com um garfo ou com umas varas até a gema e a clara estarem bem misturadas.
- Junte a farinha, a água, a pimenta e o sal e volte a bater até estar tudo bem ligado. *
- Numa frigideira antiaderente, passe o fundo com papel de cozinha embebido num pouco de azeite, sem deixar ficar nenhum resíduo.
- Ponha a frigideira em lume médio e, quando estiver quente, deite a massa e incline a frigideira em todas as direções para que o crepe fique bem fino.
- Deixe cerca de um minuto e meio e, quando as bordas começarem a levantar, vire-o com a ajuda de uma espátula de borracha.
- Se quiser o recheio quente: coloque o recheio no crepe e, de seguida, dobre-o ao meio. Volte-o mais uma vez para que o recheio aqueça por igual e sirva de seguida. Se preferir o recheio frio, ignore este passo.
Esta receita é propriedade de Sofia Paixão e não pode ser reproduzida, divulgada ou utilizada para fins comerciais sem autorização prévia.
Sempre que possível, opte por ingredientes biológicos
9 Comentários
Pedro
15 Outubro, 2016 às 14:46que pena ter ovo… sou Vegan… Mas está muito boa a ideia.
Naturally Andy
16 Outubro, 2016 às 16:22Ótima sugestão para massa de crepes, nunca tinha experimentado misturar a chia na massa para a tornar mais consistente 🙂 Já fica na lista de receitas a experimentar sem dúvida! Beijinho
Sofia Paixão
16 Outubro, 2016 às 21:33Olá Andy, a chia vai adicionar fibra à massa do crepe 🙂 o que a torna mais rica e consistente. Depois diga se gostou.
Ana
26 Outubro, 2016 às 20:37Olá Sofia, o ovo pode ser substituído por sementes de linhaça?
Obrigada
Sofia Paixão
27 Outubro, 2016 às 11:48Olá Ana, nesta receita o ovo é fundamental 🙂
Cláudia Gonçalves
12 Novembro, 2016 às 13:58Eu também prefiro com ovo mas já tinha experimentado mais ou menos com os mesmos ingredientes mas sem ovo; com duas colheres de farinha de aveia ou de milho, uma colher de sementes de chia previamente hidratadas em 60 ml de água e uma pitada de sal, pode ser necessário juntar mais um pouco de água até se obter a consistência adequada ao crepe; como não leva o ovo acho que fica um bocado sensaborão mas se se substituir a água por um leite vegetal, por ex. o de amêndoa sem açúcar, resulta melhor.
alice santos
12 Dezembro, 2016 às 13:57Muito bom aspeto, mas sou intolerante ao ovo, vou tentar experimentar a sugestão da Cláudia Gonçalves. Muito obrigada pelas sugestões fantásticas.
Ana Deslandes
11 Abril, 2018 às 14:53Olá Sofia, isto dá para um crepe? e sem forem vários crepes… é um ovo por cada?
Sofia Paixão
20 Abril, 2018 às 13:57Olá Ana, sim é só para um crepe. Se duplicar ou triplicar a receita a massa fica mais grossa pois o tempo de espera fará com que a chia atue. Se tal acontecer junte mais água para que consiga fazer os crepes mais finos. 🙂