Quando um ingrediente está na época, tento aproveitá-lo o mais que posso, pois sei que não será por muito tempo. Ter a capacidade de inovar e variar sempre com o mesmo ingrediente não é para todos, mas são estes os desafios de que mais gosto na cozinha.
E foi assim que comecei a fazer estas receitas em que, com o mesmo método de preparação e com os mesmos ingredientes, preparo dois pratos diferentes. Depois, com estes dois pratos, posso criar outros tantos, como usar os legumes para fazer uma tarte, um arroz, um puré ou um dip, por exemplo. O importante é variar no resultado final para que não nos fartemos rapidamente desse alimento.
Neste caso, no mesmo tabuleiro, assei couves-de-bruxelas, cenouras e cebolas que posso servir simples ou misturadas, ou fazer uma sopa muito saborosa que pode ser mais líquida ou com mais textura, depende do gosto de quem a faz.
Os legumes e os temperos podem ser estes ou outros que o resultado será sempre diferente, mas igualmente prático e saboroso.
Couves-de-bruxelas na Sopa ou a Acompanhar
Ingredientes:
para as cenouras,
- 40 g de azeite extravirgem
- 0,5 colher de sobremesa de caril em pó (ou outra especiaria à escolha)
- 0,5 colher de sobremesa de cominhos em pó (ou outra especiaria ou erva aromática seca à escolha)
- 2 colheres de chá de sal marinho ( )
- 750 g de cenouras (cortadas em palitos grossos)
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas médias (cortadas em quartos)
para as couves-de-bruxelas,
- 10 g de azeite extravirgem ( )
- 50 g de coentros frescos (picados)
- 1 colher de chá de sal marinho
- Pimenta-preta moída ( a gosto)
- 500 g de couves-de-bruxelas (cortadas ao meio)
para a sopa,
- 1 l de água quente (previamente fervida)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC, sem ventoinha.
- Comece por preparar as cenouras. Numa taça coloque o azeite, as especiarias e o sal e envolva muito bem. Junte as cenouras, o alho e as cebolas e evolva muito bem na marinada.
- Leve ao forno num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, numa só camada, durante 25 minutos.
- Entretanto prepare as couves-de-bruxelas. Na mesma taça, sem a lavar, coloque o azeite, os coentros, o sal, a pimenta e as couves. Misture muito bem na marinada e, quando tiverem passado os 25 minutos, junte-as ao tabuleiro das cenouras. Leve novamente tudo ao forno por mais 25 minutos ou até espetar um garfo e confirmar que estão bem cozinhadas.
- Retire do forno e sirva de seguida ou faça a sopa (com todos os legumes ou apenas com parte deles).
- Para fazer a sopa, coloque num liquidificador a cenoura, os alhos e a cebola assada juntamente com a água fervida (ajuste a quantidade de água à quantidade de legumes), e bata até obter uma textura lisa. Junte as couves e volte a triturar mais um pouco de forma a que fique com mais ou menos textura.
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.
2 Comentários
Cláudia Rebelo
2 Fevereiro, 2020 às 11:50Muito obrigada pela partilha! Adorei a receita. Costumo comer imensos vegetais (raramente não são biológicos), mas por acaso as couves de Bruxelas são dos poucos que não aprecio muito, mas vou dar-lhes uma nova oportunidade com esta receita.
Um beijinho
Sofia Paixão
24 Agosto, 2020 às 21:28Depois diga se gostou 🙂