Lembro-me de ser criança e fazer biscoitos de azeite com a minha mãe. Era uma brincadeira que eu e os meus irmãos adorávamos! Além de enrolarmos a massa com as mãos, inventarmos formas engraçadas e fazermos as letras do nosso nome, íamos comendo a massa crua, que sabia lindamente.
A receita dos biscoitos de azeite na versão sem glúten foi testada muitas vezes até aqui chegar. Ora a massa ficava dura, ora se partia, mas consegui acertar e aqui está ela!
É muito fácil de fazer, leva poucos ingredientes e sai sempre bem.
Estes biscoitos são ótimos para o lanche, para as crianças levarem para a escola ou para oferecer a alguém especial.
Biscoitos de Azeite
Para: 50 Biscoitos aproximadamente
Ingredientes:
- 190 g de farinha de arroz integral
- 70 g de fécula de mandioca (polvilho doce ou azedo)
- 100 g de açúcar de coco, rapadura ou mascavado
- 30 g de azeite extravirgem
- 2 ovos
- 1 c. chá de fermento para bolos
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC sem ventilação.
- Numa taça, junte os ingredientes secos (farinha, polvilho, fermento e açúcar).
- Faça um buraco no meio e junte os ovos e o azeite.
- Mexa bem, com uma colher, e depois amasse com as mãos até a massa estar bem ligada (se necessário, junte mais um pouco de farinha).
- Polvilhe a bancada e as mãos com farinha de arroz e, de seguida, molde os biscoitos.
- Leve-os ao forno num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal por cerca de 15 minutos ou até estarem dourados (depende do forno).
- Eu gosto de os fazer em forma de palitos, mas pode fazer a forma que mais gostar.
Notas:
Se o açúcar for granulado pulverize-o antes de o juntar aos secos.
Os biscoitos podem ser guardados por duas a três semanas num frasco ou numa lata.
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.
24 Comentários
Fernanda Almeida Henrique
12 Fevereiro, 2015 às 21:52Gostei muito de todas as receitas, vou juntar os ingredientes e vou experimentar. A apresentação está muito bonita. Parabéns
Monica Leal
3 Março, 2015 às 21:20Parabéns pelo blog. 🙂 Gostava de saber se há possibilidade de fazer uma versão salgada desta receita retirando o açucar mascavado e adicionando sal, alecrim, etc. A massa ficará igual retirando o açucar? Obrigada.
Sofia Paixão
4 Março, 2015 às 13:00Sim, deve ficar ótimo! mas as quantidades das farinhas terão de ser ajustadas. Tenho uma receita de grissinos que é parecida. Vou fotografá-la para a incluir no blogue. Se entretanto a fizer, diga como ficou 🙂 Obrigada.
VANDA
17 Dezembro, 2020 às 8:25olá Sofia
não encontro a receita dos grissinos
obrigada
Sofia Paixão
17 Janeiro, 2021 às 22:46Olá Vanda, está no livro… 🙂
Sandra Belo
14 Junho, 2015 às 22:44Olá, Sofia, obrigada pela receita. São uma delicia mas já experimentei novas versões e que resultaram bem – 1) em vez do açúcar pus 50gr de mel; 2) juntei raspa de um limão. Maravilhosos! Venha a receita dos grissinos… Ando sempre à procura de snacks salgados.
Sofia Paixão
14 Junho, 2015 às 22:49Olá Sandra! que bom, vou experimentar 🙂 qualquer dia dou a receita dos grissinos.
Marcia Regina
16 Outubro, 2016 às 14:50Estive em viagem por Portugal (sou do Brasil) e provei o biscoito em Manteigas e me apaixonei. Procurando receitas para tentar fazer aqui, encontrei a sua sem Glúten o que para mim é ótimo pois tenho intolerância. Vou fazer. Obrigada por compartilhar.
Abigail
25 Abril, 2017 às 23:15Olá Sofia! Muito obrigada pelas suas receitas. Gostaria de experimentar está mas gostava de saber se é possível substituir a farinha de arroz por outra sem glúten. Já experimentou alguma que tenha dado certo?
Sofia Paixão
26 Abril, 2017 às 12:52Olá Abigail, experimente com farinha de trigo sarraceno 🙂
Vera Lucas
26 Setembro, 2017 às 15:57Boa tarde,
Podemos substituir a fécula de mandioca por fécula de batata? Obrigada
Sofia Paixão
27 Setembro, 2017 às 10:20Olá Vera, sim nesta receita pode 🙂
Carolina Cavalcante
27 Maio, 2018 às 10:22Olá! Se quiser fazer também uma.versao salgada, quanto usaria de sal? Obrigada
Malu Lorenzini
9 Setembro, 2018 às 15:42Olá Sofia!!
Sou brasileira, moro no Brasil e sempre estou a procura de receitas sem glúten.
Sou filha de portugueses e tive o prazer de ir a Portugal por 2 vezes e quero retornar muito mais, toda minha família está por ai, rs!
Encontrei o teu site e gostei das receitas, comecei pelos palitinhos.
Precisei colocar mais farinha porque a massa ficou bem oleosa e até fiquei preocupada com a quantidade que coloquei, deve ter sido umas 4 colheres de sopa. Mesmo assim a massa ficou bem molhada mas sem grudar nas mãos, fiz os palitos, achei muito prático e assei por 25 minutos, os teus ficaram mais dourados, mas fiquei com medo de queimar e tirei menos dourados.
Ficaram super crocantes mas achei que marcou o sabor do azeite, tentarei com 1 colher a menos. Você já fez com óleo de côco?
Mas valeu a receita, em casa todos gostaram.
Super obrigada, conforme fizer as outras receitas, compartilharei os resultados.
Tirei fotos, tem como te mandar para postar?
Beijinhos.
A tempo, amo as broinhas portuguesas, você tem a versão gluten free delas?
Sofia Paixão
15 Outubro, 2018 às 11:45Olá Malu, obrigada pelo feedback! Sim, também pode fazer com óleo de coco 🙂 Pode enviar as fotografias para sofiapaixao@glutenfree.pt ou colocar o hashtag #glutenfreecompaixao nas redes sociais. 🙂 Em relação às broas, talvez faça para o Natal!
Conceição Lemos
28 Julho, 2020 às 12:03Olá Sofia. Aproveitei a sua receita para fazer umas bolachas que ficaram ótimas. Apenas substitui a fécula por farinha de arroz e acrescentei uma colher de canela. Experimente! ;.)
Sofia Paixão
6 Agosto, 2020 às 12:29Obrigada Conceição, vou experimentar! 🙂
Conceição Lemos
28 Julho, 2020 às 12:08enganei-me no primeiro comentário.Substitui a fécula por farinha de aveia e não por farinha de arroz
Sofia Paixão
6 Agosto, 2020 às 12:29ok obrigada 🙂
Sandra
4 Novembro, 2020 às 11:50Olá Sofia, e obrigada pelas suas receitas que são uma fonte de inspiração para todos os celiacos e não só.Descobri á pouco que sou celíaca e tenho ainda muitas dúvidas.
Em relação á fécula de mandioca, é o mesmo que farinha de mandioca? Queria fazer os biscoitos de azeite , mas só encontrei fécula de batata e farinha de mandioca, poderei por na receita?
Quanto á farinha de trigo sarraceno,que vem mencionada noutra receita, não encontrei farinha de trigo sarraceno sem glúten, mas sim com vestigios. A da Sofia é inteiramente sem glúten?Se sim,qual a marca? Poderei substituir está farinha por outra farinha?A receita em questão é o bolo de laranja e coco.
Poderei utilizar açúcar normal em todas as suas receitas, em vez do açúcar mascavado e da rapadura ou altera as receitas?
Os celiacos podem utilizar manteigas e margarinas, são por natureza isentas de glúten?
E a farinha de amêndoa, não encontrei sem glúten, será que é naturalmente isenta?
Se a Sofia me pudesse esclarecer agradecia muito.Obrigada
Sofia Paixão
17 Janeiro, 2021 às 22:37Olá Sandra e obrigada. A fécula é diferente da farinha de mandioca, não contem a fibra. As farinhas de trigo-sarraceno e de amêndoa da Bão são isentas de glúten. Pode substituir por farinha de aveia sem glúten. Pode substituir o açúcar desde que seja por outro seco 🙂
Miriam
18 Maio, 2022 às 19:39Maravilhosos. Fiz tudo igual, apenas juntei raspa de limão 🍋. Muito bons! Obrigada pelas receitas. Sou estreante nestas “andanças glúten free”… Não sou celíaca mas penso q sou sensível ou intolerante.
Sofia Paixão
30 Dezembro, 2022 às 14:19Que bom Miriam, obrigada por partilhar!
Paula
26 Setembro, 2024 às 17:21Obrigada, pela receita .