De todas as receitas de arroz, a de grelos e coentros é, para mim, a melhor combinação de todas − dá com tudo!
Além de super saboroso, o arroz integral é muito mais saudável do que o arroz branco, pois, como não passa pelo processo de refinação, tem tudo o que o grão naturalmente deve ter. A fibra, um dos seus componentes, para além de nos deixar saciados durante muito mais tempo, vai alimentar as bactérias boas que vivem no nosso intestino e que tanta importância têm para a nossa saúde.
Nas sessões de coaching, aparecem-me muitas pessoas que dizem que não gostam ou que não conseguem fazer bem este tipo de arroz, mas, depois de aprenderem e de comprovarem os seus benefícios, ficam rendidas.
Este arroz pode ser demolhado durante muito ou muito pouco tempo ─ depende de para quem o estamos a cozinhar. Quanto mais tempo estiver de molho, mais fácil será de digerir. Mas o resultado final, em termos de textura, é muito parecido, pois a quantidade de água em que o demolhamos, é a mesma em que o vamos cozinhar.
Arroz Integral de Grelos e Coentros
Ingredientes:
- 3 c. sopa de azeite extravirgem
- 1 cebola-roxa picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 copo de arroz integral redondo (copo = 350 g)
- 2 copos de água para demolhar e cozinhar o arroz
- sal marinho a gosto
- 200 g de grelos de nabo picados grosseiramente
- 1 molho(s) de coentros picados
Preparação:
- Comece por medir o arroz e, de seguida, lave-o e escorra-o bem.
- Numa taça, coloque o arroz de molho com a água − pode deixar a demolhar entre 30 minutos a 24 horas.
- Numa panela média, em lume médio, deite o azeite e a cebola-roxa. Deixe refogar cerca de 2 minutos ou até começar a mudar de cor. Junte o alho e as folhas de louro e deixe refogar mais um minuto.
- Entretanto, coloque um passador sobre uma taça e escorra para lá o arroz. Meça a quantidade de água que escorreu para a taça e substitua pela mesma quantidade de água limpa.
- Na panela, junte o arroz e a água limpa. Tempere com o sal, mexa e, em lume alto, deixe levantar fervura. Tape, desça o lume para o mínimo e conte 25 minutos.
- Entretanto prepare os grelos e os coentros e reserve.
- Passados os 25 minutos, junte os grelos ao arroz, mexa, tape e deixe cozer novamente por mais 30 minutos (ou até a água ter evaporado quase toda e os bagos de arroz estiverem cozidos).
- Desligue o lume, junte os coentros picados, mexa com um garfo e sirva.
Sempre que possível opte por ingredientes biológicos
Sem Comentários