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Gelado de Morango e Hortelã

Julho 28, 2017

Quando a Quinta do Arneiro me desafiou para criar uma receita com os seus produtos de verão, os morangos tinham que estar incluídos. Primeiro, porque são dos meus frutos preferidos, e, segundo, porque os deles são dos melhores que alguma vez provei.

Conheço há muitos anos o projeto da Quinta e, pela sua filosofia, dedicação e serviço, recomendo-o a qualquer pessoa.

Na sua lista de produtos de verão, esta receita aparece como um deles, ou seja, quem a encomendar recebe em casa um saco com a ficha da receita assim como todos os ingredientes que dela fazem parte.

No início pensei em fazer uma tarte, um bolo ou uns queques, mas por estarmos no Verão, nada melhor que um gelado que seja fácil de fazer, que não leve natas nem açúcar, mas que seja cremoso e muito, muito bom.

Este gelado pode ser feito em formato grande ou em cuvetes de sorvete, depende de para quem está a fazê-lo.

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Caramelo

Julho 28, 2017

Este caramelo é feito só com fruta.

Parece impossível, mas não. Os dois ingredientes principais são as tâmaras e as amêndoas, duas frutas ricas em fibra.

Este caramelo é muito fácil de fazer e dá para rechear tartes e crepes, cobrir bolos e queques, adoçar molhos e batidos e, sozinho, é uma super guloseima. Quando faço esta receita, gosto de a fazer em duplicado e de a guardar no frigorífico ou no congelador.

Mas atenção! Apesar de não conter açúcares refinados, a fruta também tem açúcar. A grande vantagem é que, além de açúcar, a fruta também contém fibra, antioxidantes, vitaminas e muitos outros nutrientes.

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Tarte Crua de Manga e Mirtilos

Julho 4, 2017

A mistura de cor e sabor da manga e dos mirtilos eleva esta sobremesa a um nivel especial. A frescura é dada pela fruta, a cremosidade pelo caju e o equilibrio de sabores pelo sumo de limão.

Nesta altura do ano só me apetece fazer sobremesas cruas, coloridas e frescas, mas esta sobremesa pode ser feita durante todo o ano utilizando as frutas de cada estação. O resultado final, em termos de cor e sabor, vai ser diferente, mas a textura e a cremosidade estarão sempre garantidas. O ideal é variar – ficam aqui algumas sugestões: morango e ananás, pêssego e framboesa, abacate e lima, amora e banana, entre muitas outras.

Se a época em questão não tiver nenhuma fruta que nos chame a atenção, podemos optar por fruta congelada ou por uma versão mais simples em que não juntamos fruta nenhuma ao creme de caju e, antes de servir, cobrimos a tarte com uma compota de fruta. Ficamos assim com uma versão de cheesecake mais saudável, sem ovos, lacticínios nem açúcares refinados.

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Bolo de Laranja e Amêndoa

Abril 16, 2017

Um bolo de laranja é algo que nos é a todos familiar, não há família que não tenha a sua receita. A minha tem várias, mas esta, adaptada do livro The Guilt-free Gourmet , é mesmo irresistível!

Adaptei-a de forma a ser mais fácil de fazer e utilizei ingredientes mais nossos conhecidos.

Pode ser uma sobremesa, servida com creme de caju,  iogurte natural ou gelado, ou um bolo para o lanche, acompanhado de chá.

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Arroz Integral de Grelos e Coentros

Março 20, 2017

De todas as receitas de arroz, a de grelos e coentros é, para mim, a melhor combinação de todas − dá com tudo!

Além de super saboroso, o arroz integral é muito mais saudável do que o arroz branco, pois, como não passa pelo processo de refinação, tem tudo o que o grão naturalmente deve ter. A fibra, um dos seus componentes, para além de nos deixar saciados durante muito mais tempo, vai alimentar as bactérias boas que vivem no nosso intestino e que tanta importância têm para a nossa saúde.

Nas sessões de coaching, aparecem-me muitas pessoas que dizem que não gostam ou que não conseguem fazer bem este tipo de arroz, mas, depois de aprenderem e de comprovarem os seus benefícios, ficam rendidas.

Este arroz pode ser demolhado durante muito ou muito pouco tempo ─ depende de para quem o estamos a cozinhar. Quanto mais tempo estiver de molho, mais fácil será de digerir. Mas o resultado final, em termos de textura, é muito parecido, pois a quantidade de água em que o demolhamos, é a mesma em que o vamos cozinhar.

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