Azeite Extravirgem, Curcuma (Açafrão-da-Índia), Ervas Aromáticas, Especiarias e Condimentos, ingredientes, Óleos e Gorduras Saudáveis, Pães e Massas, Pimenta, receitas, Sal Marinho, Sementes de Abóbora, Sementes de Chia, Sementes de Girassol, Sementes de Sésamo, Sementes e Frutos Secos, Snacks, Substituições Saudáveis, Trigo-sarraceno

Tostas de Azeite, Sementes e especiarías

5 Julho, 2018

Estas tostas andam sempre comigo. São ótimas como snacks, para substituir pelo pão e para misturar em sopas e saladas. São muito fáceis de fazer e levam ingredientes muito completos como azeite, sementes e especiarias.

O azeite é das minhas gorduras preferidas e apesar de muito se dizer sobre se serve ou não para cozinhar, a verdade é que o azeite é uma gordura estável com um ponto de fumo* de aproximadamente 180ºC. Isto quer dizer que até essa temperatura o azeite não se degrada – apenas perde, com o aquecimento, alguns benefícios dos compostos fenólicos (antioxidantes). Por esta razão gosto de o utilizar tanto para cozinhar como para temperar e sempre que possível uso o biológico.

As sementes são muito ricas em gorduras saudáveis e em fibras e são essenciais para quem não pode consumir frutos secos. Na receita podemos utilizar estas ou outras, o importante é manter as proporções exatas para que a textura final da massa fique na consistência certa.

Quanto às especiarias, desta vez usei curcuma e pimenta preta, pois uma potência o benefício anti-inflamatório da outra. Mas se preferir não colocar ou se gostar mais de outras como paprica, caril, cominhos, cardamomo ou gengibre, é só substituir.

* Ponto de fumo é a temperatura em que há alterações químicas na gordura, produzindo compostos gasosos que originam fumo, dão mau sabor e que podem ser tóxicos.


Ingredientes:

  • 150 g de trigo-sarraceno
  • 25 g de sementes de chia
  • 1 colher de chá de sal marinho fino
  • 1 colher de chá de curcuma em pó ou ralada
  • ¼ colher de chá de pimenta preta moída
  • 50 g de sementes de girassol
  • 50 g de sementes de abóbora
  • 40 g de sementes de sésamo
  • 25 g de azeite Gallo Bio
  • 140 g de água filtrada

Sempre que possível opte por ingredientes biológicos.


Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 175ºC.
  2. Num processador, coloque o trigo-sarraceno, as sementes de chia, o sal, a curcuma e a pimenta, e pulverize até obter uma farinha fina.
  3. Junte as restantes sementes e pressione o botão turbo/pulse 4 vezes.
  4. Deite a mistura numa taça e junte o azeite e a água. Envolva bem com uma espátula até formar uma massa que dê para moldar.
  5. Divida a massa em dois. Na bancada, coloque uma folha de papel vegetal, uma das partes da massa por cima e, de seguida, outra folha de papel. Estenda-a com o rolo até estar bem fina. Retire a folha de cima, faça os cortes com um cortador de pizza ou com uma faca, e leve ao forno por 20 minutos. Repita o processo com a outra metade da massa.
  6. Retire do forno, separe as tostas e volte-as ao contrário. Leve novamente ao forno por mais 10 a 15 minutos. (vigie, pois depende da potência do forno)
  7. Deixe arrefecer totalmente e guarde em frascos de vidro bem vedados durante 2 meses.


(Visited 563 times, 10 visits today)

You Might Also Like

No Comments

O seu comentário

one + 16 =