Azeite Extravirgem, Carne, Peixe, Marisco e Ovos, Cebola, Ervas Aromáticas, Especiarias e Condimentos, Espinafre, Grão-de-bico, Grãos e Leguminosas, ingredientes, Legumes, Óleos e Gorduras Saudáveis, Ovos, Peixe, Pimenta, Pimentão-doce, Pratos Principais, receitas, Sal Marinho, salsa, Sem Leite

Tortilla de Bacalhau com Grão-de-bico

Março 5, 2015

Das coisas que gosto de fazer quando estou na cozinha a criar novas receitas, são trocadilhos entre pratos conhecidos. Desta vez, lembrei-me de misturar a tortilla espanhola com a nossa meia desfeita de bacalhau com grão.

Sendo os dois pratos tão bons e tão representativos, tanto da cozinha portuguesa como da espanhola, esta combinação tinha tudo para resultar. E resultou.

É uma refeição super completa, o grão substitui muito bem a batata e os espinafres dão-lhe um toque saudável.  As tortillas podem ser comidas frias ou quentes, no prato ou à mão, e normalmente são acompanhadas de salada.

Aos mais corajosos, sugiro que a façam virada, como a original tortilla espanhola; aos menos experientes, que a façam à italiana, como uma frittata.

GlutenFree-com-paixao-Tortilha-de-Bacalhau-com-grao-7


Ingredientes:

  • 125 ml de azeite extravirgem
  • 500 g de grão-de-bico cozido, bem escorrido *
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 200 g de bacalhau cozido e desfiado
  • 7 ovos (de preferência, biológicos)
  • 100 g de folhas de espinafre, lavadas e escorridas
  • 1 molho pequeno de salsa, picada
  • 1 colher de chá de pimentão-doce (colorau)
  • 1 pitada de pimenta
  • 1 pitada de sal marinho (depende do sal que o bacalhau tem)

*  Versão rápida: use uma lata grande de grão-de-bico e escorra bem;  Versão completa: ponha 500 g de grão-de-bico seco de molho, de um dia para o outro, com umas gotas de vinagre ou de sumo de limão. Deite fora a água e coza com água limpa e um pedaço de alga kombu, na panela de pressão, durante 35 minutos. Escorra, pese os 520 g e congele o restante para uma próxima vez.


Preparação:

  1. Numa frigideira grande, antiaderente, coloque metade do azeite e a cebola picada, e, em lume médio, mexa de vez em quando até a cebola começar a mudar de cor.
  2. Junte o alho picado.
  3. Quando a cebola estiver a ficar dourada, junte o bacalhau desfiado e deixe ganhar gosto durante 2 minutos, mexendo de vez em quando.
  4. Junte o grão-de-bico, o colorau e o resto do azeite, e envolva tudo muito bem.
  5. Deixe apurar, mexendo, durante cerca de 4 minutos.
  6. Junte os espinafres e envolva por mais 2 minutos.
  7. Entretanto, noutra tigela grande, bata os ovos e tempere com pimenta e um pouco de sal grosso.
  8. Junte a salsa picada.
  9. Entorne tudo o que estiver na frigideira para dentro da tigela grande e misture bem.
  10. Agora, tem duas hipóteses:
    • Volte a colocar tudo na frigideira grande e deixe cozer em lume médio, cerca de 4 minutos sem mexer, ou até a base da tortilla estar firme; de seguida, coloque um prato grande por cima da frigideira, e vire a tortilha (como se fosse um bolo) para o prato; depois, deslize-a novamente para dentro da frigideira, para que possa cozer do outro lado.(siga para o ponto 11)
    • Coloque tudo num recipiente que vá ao forno e deixe cozinhar a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até os ovos estarem firmes. (Em vez de uma tortilla, está a fazer uma frittata)
  11. Desenforme, ou não, e sirva às fatias grossas com uma salada verde.

GlutenFree-com-paixao-Tortilha-de-Bacalhau-com-grao-6

GlutenFree-com-paixao-Tortilha-de-Bacalhau-com-grao-4

You Might Also Like

1 Comment

O seu comentário

error: Content is protected !!