Sofia Paixão


“Perguntam-me se sou vegetariana, vegan ou se sigo outro tipo de dieta qualquer. Eu, além de não comer glúten, não sigo nenhuma dieta específica. Considero-me ‘nutritariana’: gosto que a minha alimentação e a da minha família seja rica em nutrientes e que os ingredientes com os quais cozinho sejam da melhor qualidade possível. Este é o meu lema e a minha filosofia na cozinha.”


Bem-vindo ao GlutenFree com paixão!

O meu nome é Sofia Paixão, tenho quatro filhos, e uma das minhas grandes paixões, para além de cantar, é cozinhar.

O gosto pela cozinha, no meu caso, é genético. Passou da minha avó para o meu pai e, depois, para mim. Adoro inventar receitas, aproveitar sobras e cozinhar fora de horas.

O que me inspira na cozinha é a alimentação saudável, gosto de cozinhar com alimentos integrais e naturais, de preferência biológicos e quanto mais frescos melhor.  

A minha formação profissional começou noutra área – tenho uma licenciatura em Marketing e, depois de trabalhar oito anos numa multinacional, decidi voltar a estudar e ser “Chef” (nem que fosse da minha própria cozinha…). Fiz 3 anos da Licenciatura de Produção Alimentar, na Escola Superior de Hotelaria do Estoril, depois disso vários cursos e workshops de cozinha e, a pesquisa constante sobre alimentos, novas formas de cozinhar e teorias alimentares, tornou-se numa verdadeira paixão. Para aprofundar a minha formação na área da nutrição, tirei o curso de Integrative Nutrition Health Coach no Institute for Integrative Nutrition.

Atualmente, estou a fazer um Master em Natural Chef na School of Natural Cookery

Porquê GlutenFree com paixão?

A alimentação sem glúten é atualmente muito falada. Por vezes é contestada, outras apoiada.

No meu caso, em 2009, depois de fazer uma série de testes, descobri que sou intolerante ao glúten. Desde pequena que tinha alergias respiratórias, enxaquecas, falta de energia e problemas digestivos. Quando deixei de comer glúten, tudo isto desapareceu.  Deixei de tomar diariamente um anti-histamínico, o nível de energia aumentou e deixei de ter oscilações no meu peso. Adotei um estilo de vida saudável com uma alimentação rica e variada, acompanhada de exercício físico.

Mas uma dieta sem glúten pode, ou não, ser saudável.  Hoje em dia existem tantos produtos denominados “sem glúten” altamente processados, inundados de açúcar e, na minha opinião, com pouca qualidade, que se torna difícil a implementação de uma alimentação saudável sem glúten.

Foi esta a principal razão da criação deste blogue. O meu objetivo é mostrar que cozinhar sem glúten é fácil, delicioso e que, acima de tudo, pode ser saudável.

Uma das areas de que mais gosto na minha profissão é ensinar a cozinhar, dar dicas e truques para aplicar a teoria à prática e, acima de tudo, de desdramatizar a transição para uma alimentação mais saudável. A recompensa obtenho-a nos workshops, nas sessões de coaching, ou mesmo aqui. É muito gratificante ver a mudança de estilo de vida das pessoas e responder à curiosidade que têm sobre diferentes ingredientes e novas técnicas de cozinha.

Ao longo destes anos inventei e adaptei muitas receitas sem glúten. Fui experimentando ingredientes novos e substituindo alguns dos existentes por outros mais saudáveis. Todo esse trabalho se reflete nas receitas que aqui apresento.

Para celíacos, intolerantes ou simplesmente para pessoas que gostam de aprender novas formas de cozinhar, este blogue é a minha forma de partilhar o que sei, o que vou aprendendo, e de contribuir com uma alternativa mais saudável no mundo da alimentação sem glúten.

Divirta-se a experimentar!

Sofia Paixão

Sem a ajuda preciosa do meu marido, este projeto não teria asas…


International Association for Health Coaches Member!banner badge_1New-SNC-vertical-Logo-retina


glutenfree coracao pequenoO coração do GlutenFree com paixão foi pintado por Alexa Jesus, uma pintora portuguesa que eu admiro. Clique aqui para ver o seu trabalho.


Compromisso de Autenticidade

As receitas aqui partilhadas são, na maioria, criadas por mim e são fruto de um trabalho constante de  experimentação, sempre com o objectivo de encontrar soluções saudáveis sem glúten.  Sempre que forem adaptadas de outros autores, a fonte será divulgada.

Se tiver interesse em divulgar alguma das minhas receitas, entre em contacto comigo, clicando aqui.

Todas as fotografias e receitas apresentadas no blogue estão registadas e não podem ser copiadas nem utilizadas para fins comerciais.


Limitação de Responsabilidade

A informação disponível no Glutenfree com paixão destina-se a transmitir conhecimentos de como cozinhar refeições deliciosas e saudáveis sem glúten. Não deverá ser utilizada como conselho médico nem para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças, nem ser usada para fins terapêuticos. Se tem algum problema de saúde, por favor, contacte o seu médico.

 

error: Content is protected !!