Frutas


Aqui, cataloguei as frutas pelo seu uso e não pela sua categoria botânica. Assim, não inclui o tomate, a beringela nem o pimento. Esta lista irá crescendo à medida que as vou incluindo em novas receitas.

Clique em cada imagem para mais informações e receitas.


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As frutas despertam os nossos sentidos pela sua cor, cheiro e sabor.

Em geral, as frutas são excelentes fontes de antioxidantes, nutrientes e fitoquímicos. Se as consumirmos diariamente e se variarmos no seu tipo e cor, contribuímos para uma boa saúde e criamos uma proteção contra as mais variadas doenças.

Mas, por serem também uma grande fonte de açúcar natural (frutose), devem ser consumidas em moderação, de forma a não elevarem o nível de açúcar no sangue (hiperglicemia).

As frutas devem ser consumidas na totalidade e não apenas em forma de sumo, pois as fibras e os nutrientes que delas fazem parte são muito importantes para a digestão e para o bom funcionamento do nosso corpo.

Praticamente todas as frutas podem ser consumidas cruas, cozinhadas ou secas, e em vários tipos de receitas.

Por conterem uma grande percentagem de água e açúcar, estragam-se facilmente. Devem ser colhidas quando estão maduras – de outra forma, o seu sabor fica comprometido e não será tão doce nem saboroso.

Em geral, quanto mais pequena for a fruta, mais saborosa e nutritiva será. Isto porque os nutrientes e componentes que lhe dão sabor estão na pele, ou junto dela; por isso, quanto maior for o fruto, maior será a área por onde esses elementos terão de se distribuir.

Quando compramos fruta, devemos ter em atenção o seu peso, cheiro e toque. Eu gosto de comprar fruta nos mercados e, sempre que possível, biológica.


Receitas com frutas:

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