GlutenFree, para quem?


GlutenFree-Workshop-glutenfree-para-quem-2Este blogue destina-se a pessoas que:

  • não possam ou não queiram consumir glúten, e que optem por fazê-lo da forma mais saudável possível.
  • tenham curiosidade em experimentar novos ingredientes e novas formas de cozinhar, embora não tenham problemas alguns em consumir glúten.
  • tenham outro tipo de doenças não propriamente relacionadas com o glúten, mas que queiram adotar uma alimentação saudável à base de alimentos naturais e integrais, não processados nem refinados.

Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune em que o sistema imunitário ataca e destrói, por engano, os tecidos saudáveis do corpo. Ele confunde o que é exterior ao corpo (vírus, bactérias, células cancerígenas), com o que lhe pertence (células saudáveis do corpo).

Em pessoas com a doença celíaca, a ingestão ou utilização de produtos que contenham a proteína do glúten provoca uma reação do sistema imunitário, que ataca essa proteína e confunde as células do intestino com o próprio glúten. Este ataque danifica as vilosidades do intestino delgado, responsáveis pela absorção dos nutrientes para a corrente sanguínea.

Os sintomas podem ser alguns dos seguintes: diarreia crónica, prisão de ventre, anemia e aftas recorrentes, distensão abdominal, dores ósseas e cãibras, vómitos, alterações dermatológicas, atraso no crescimento, cansaço crónico, perda de peso ou aumento de peso insuficiente, fertilidade diminuída e abortos espontâneos, alterações de humor e irritabilidade, alterações do comportamento (depressão, irritabilidade).

Restrições: As pessoas com doença celíaca não podem ingerir, nem utilizar nenhum alimento que contenha a proteína do glúten ou que tenha estado em contacto com outros alimentos ou produtos que a contenham.


Alergia ao Glúten

Algumas pessoas desenvolvem um tipo particular de proteínas, chamadas anticorpos, quando ingerem certos alimentos. Esses anticorpos ativam de forma inapropriada os glóbulos brancos, que desencadeiam vários sintomas, como falta de ar, comichão, inchaço, anafilaxia, entre outros.

Pessoas com alergia à proteína do glúten desencadeiam uma reação do sistema imunitário logo após a ingestão do alimento que contém glúten, mesmo que seja em quantidades muito reduzidas.

Restrições: As pessoas com este tipo de alergia não podem ingerir nenhum alimento que contenha a proteína do glúten ou que tenha estado em contacto com outros alimentos que a contenham.


Intolerância ou Sensibilidade ao Glúten

Estas pessoas apresentam sintomas parecidos, menos graves, que os dos doentes celíacos, mas as análises e os exames médicos não detetam a presença da doença. No entanto, estas pessoas descrevem que, com uma alimentação sem glúten, os sintomas desaparecem.

Restrições: Não devem ingerir alimentos que contenham a proteína do  glúten ou com grandes percentagens da mesma.

error: Content is protected !!