GlutenFree, para quem?


  • GlutenFree-Workshop-glutenfree-para-quem-2Pessoas que não possam ou não queiram consumir glúten e que optem por fazê-lo da forma mais saudável possível.
  • Pessoas que tenham curiosidade em experimentar novos ingredientes e novas formas de cozinhar, embora não tenham problemas alguns em consumir glúten.
  • Pessoas que tenham outro tipo de doenças não propriamente relacionadas com o glúten, mas que queiram adotar uma alimentação saudável à base de alimentos naturais e integrais.

Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune em que o sistema imunitário ataca e destrói, por engano, os tecidos saudáveis do corpo. Ele confunde o que é exterior ao corpo (ex: vírus, bactérias, proteínas), com o que lhe pertence (células saudáveis do corpo). A ingestão de glúten nestas pessoas provoca esta reação do sistema imunitário, atacando a proteína do glúten e, ao mesmo tempo, células saudáveis do intestino delgado, danificando a vilosidade intestinal responsável pela absorção dos nutrientes para a corrente sanguínea.

Os sintomas podem ser alguns dos seguintes: diarreia crónica, prisão de ventre, anemia e aftas recorrentes, distensão abdominal, dores nas articulações e cãibras, vómitos, alterações dermatológicas, atraso no crescimento, cansaço crónico, perda de peso ou aumento de peso insuficiente, fertilidade diminuída e abortos espontâneos, alterações de humor e irritabilidade, alterações do comportamento (depressão, irritabilidade).

Restrições: As pessoas com doença celíaca não podem consumir, e em casos extremos não podem sequer tocar, em alimentos que contenham glúten ou que tenham estado em contacto com outros alimentos que o contenham.


Alergia ao Glúten

Algumas pessoas desenvolvem um tipo particular de proteínas, chamadas anticorpos, quando ingerem certos alimentos. Estes anticorpos ativam o sistema imunitário de forma inapropriada e exagerada desencadeando reações alérgicas como o inchaço repentino ou a irritação na pele. Pessoas com alergia à proteína do glúten desencadeiam este tipo de reação logo após a ingestão de um alimento que contenha glúten, mesmo que seja em quantidades muito reduzidas.

Restrições: Pessoas com este tipo de alergia não podem ingerir nenhum alimento que contenha glúten ou que tenha estado em contacto com outros alimentos que o contenham.


Intolerância ou Sensibilidade ao Glúten

Os sintomas são parecidos, menos graves, que os dos doentes celíacos, mas as análises e os exames médicos não detetam a presença da doença. No entanto, estas pessoas descrevem que com uma alimentação sem glúten os sintomas desaparecem.

Restrições: Estas pessoas não devem ingerir alimentos que contenham glúten.


 

(Visited 730 times, 1 visits today)
error: Content is protected !!