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Crepe Rápido de Aveia e Chia

Outubro 14, 2016

Ideias para o pequeno-almoço!

É o que muitos de vocês me pedem. Ora aqui vai uma que pode ser para o pequeno-almoço, brunch, almoço ou jantar. Tudo depende do que lhe quisermos juntar.

Este crepe é muito completo do ponto de vista nutricional, pois é rico em fibra e proteína e, quando acompanhado de vegetais, principalmente de folhas verdes, é uma super-refeição.

Para que a preparação do crepe se torne mais simples e rápida, tenha um frasco com a farinha de aveia e chia, já misturada, pronta a utilizar. Depois é só juntar uma colher da farinha a um ovo batido e temperar.

Quanto ao recheio, há várias hipóteses: abacate, queijo, espinafres, compota de frutos vermelhos, fruta da época, mel, creme de chocolate e caju, entre muitos outros.

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Farinha de aveia e chia:

  • 2 copos de flocos de aveia sem glúten 
  • meio copo de sementes de chia 

Coloque os flocos e as sementes num processador e triture até obter uma farinha fina. Guarde num frasco de vidro bem vedado em local fresco ou no frigorífico.


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Ingredientes para um crepe:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia e chia (ver acima como fazer a farinha)
  • sal marinho fino
  • Pimenta-preta moída (opcional)
  • 1 colher de sopa de água
  • azeite extravirgem para untar

Sempre que possível, opte por ingredientes biológicos


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Preparação:

  1. Numa taça pequena coloque o ovo e bata com um garfo ou com umas varas até a gema e a clara estarem bem misturadas.
  2. Junte a farinha, a água, a pimenta e o sal e volte a bater até estar tudo bem ligado. *
  3. Numa frigideira antiaderente, passe o fundo com papel de cozinha embebido num pouco de azeite, sem deixar ficar nenhum resíduo.
  4. Ponha a frigideira em lume médio e, quando estiver quente, deite a massa e incline a frigideira em todas as direções para que o crepe fique bem fino.
  5. Deixe cerca de um minuto e meio e, quando as bordas começarem a levantar, vire-o com a ajuda de uma espátula de borracha.
  6. Se quiser o recheio quente: coloque o recheio no crepe e, de seguida, dobre-o ao meio. Volte-o mais uma vez para que o recheio aqueça por igual e sirva de seguida. Se preferir o recheio frio, ignore este passo.

*  A massa deve ser preparada mesmo antes do crepe ser feito senão a massa engrossa. Se tal acontecer, basta juntar mais um pouco de água.


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7 Comments

  • Reply Pedro Outubro 15, 2016 at 2:46 pm

    que pena ter ovo… sou Vegan… Mas está muito boa a ideia.

  • Reply Naturally Andy Outubro 16, 2016 at 4:22 pm

    Ótima sugestão para massa de crepes, nunca tinha experimentado misturar a chia na massa para a tornar mais consistente 🙂 Já fica na lista de receitas a experimentar sem dúvida! Beijinho

    • Reply Sofia Paixão Outubro 16, 2016 at 9:33 pm

      Olá Andy, a chia vai adicionar fibra à massa do crepe 🙂 o que a torna mais rica e consistente. Depois diga se gostou.

  • Reply Ana Outubro 26, 2016 at 8:37 pm

    Olá Sofia, o ovo pode ser substituído por sementes de linhaça?
    Obrigada

    • Reply Sofia Paixão Outubro 27, 2016 at 11:48 am

      Olá Ana, nesta receita o ovo é fundamental 🙂

  • Reply Cláudia Gonçalves Novembro 12, 2016 at 1:58 pm

    Eu também prefiro com ovo mas já tinha experimentado mais ou menos com os mesmos ingredientes mas sem ovo; com duas colheres de farinha de aveia ou de milho, uma colher de sementes de chia previamente hidratadas em 60 ml de água e uma pitada de sal, pode ser necessário juntar mais um pouco de água até se obter a consistência adequada ao crepe; como não leva o ovo acho que fica um bocado sensaborão mas se se substituir a água por um leite vegetal, por ex. o de amêndoa sem açúcar, resulta melhor.

  • Reply alice santos Dezembro 12, 2016 at 1:57 pm

    Muito bom aspeto, mas sou intolerante ao ovo, vou tentar experimentar a sugestão da Cláudia Gonçalves. Muito obrigada pelas sugestões fantásticas.

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