Alho, Carne, Peixe, Marisco e Ovos, Cebola, Coentros, Cogumelo, Ervas Aromáticas, Especiarias e Condimentos, gengibre, ingredientes, Legumes, Lima, Malagueta vermelha, Peixe, Pimento, receitas, Sal Marinho, Sem Leite, Sem Ovos, Sopas e Entradas

Ceviche de Cogumelos Brancos

Abril 21, 2015

O calor está finalmente a chegar e com ele vem a vontade de fazer refeições frias e diferentes.

Esta receita foi inspirada no ceviche do Peru, onde é considerado prato nacional. No dia em que a fiz, a minha vontade era fazer um ceviche típico, mas como não tinha peixe branco em casa decidi fazê-lo com cogumelos brancos, por ser o mais parecido que tinha, em termos de cor e consistência.

Neste prato peruano, o mais importante é o leche de tigre, que é o sumo que fica no fundo do prato e que resulta da junção da lima com o peixe, neste caso da lima com os cogumelos, e com os restantes ingredientes.

Dá-se o nome de leche porque fica com um tom esbranquiçado, e de tigre porque se diz que cura ressacas e dá força a quem o bebe.

GlutenFree-com-paixao-Ceviche-de-Cogumelos-4

GlutenFree-com-paixao-Ceviche-de-Cogumelos-1-GlutenFree-com-paixao-Ceviche-de-Cogumelos-3


Ingredientes:

  • 1 cebola-roxa
  • 500 g de cogumelos brancos inteiros
  • 1 pedaço de 1 cm de gengibre
  • 1 dente de alho
  • 1 molho pequeno de coentros
  • 6 limas
  • 1 malagueta vermelha ou 1 pimento vermelho pequeno (depende se gosta ou não de picante)
  • 1 pimento laranja pequeno (opcional)
  • sal marinho a gosto

Sempre que possível opte por ingredientes biológicos


Preparação:

  1. Corte a cebola-roxa em meias-luas muito fininhas, eu utilizo uma mandolina, mas se não tiver pode fazê-lo com uma boa faca. Lave-as bem em água corrente e, de seguida, ponha-as de molho numa taça com água e gelo durante cerca de 5 minutos, para que o seu sabor não fique tão intenso.
  2. Escorra-as, seque-as em papel de cozinha e coloque-as numa taça no frigorifico, para que se mantenham firmes.
  3. Entretanto, faça o leche de tigre. Num frasco coloque o gengibre descascado e cortado ao meio, o dente de alho cortado ao meio, metade do molho de coentros e o sumo de 6 limas espremidas à mão. Ponha a tampa e agite bem. Deixe apurar durante 5 minutos. Depois, com a ajuda de um passador, coe o leche para uma taça e junte uma pitada de sal.
  4. Entretanto, lave os cogumelos, lamine-os com a ajuda de uma faca e coloque-os numa taça.
  5. Junte o leche de tigre, envolva bem, e deixe-os a marinar por 3 minutos.
  6. Junte a cebola, umas folhas de coentros, a malagueta (ou o pimento vermelho) bem picadinha, o pimento laranja também picadinho e envolva tudo.
  7. Sirva em doses individuais.

Se preferir fazer à peruana, substitua os cogumelos por um peixe branco de carne firme, cru, cortado em pequenos pedaços, e que esteja o mais fresco possível.


 

GlutenFree-com-paixao-Ceviche-de-Cogumelos-6

You Might Also Like

No Comments

O seu comentário

error: Content is protected !!