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Couve Picante (ou não)

Dezembro 5, 2016
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Chegamos a esta altura do ano e as couves, cada vez mais bonitas, começam a aparecer por todo o lado.

Na minha horta não se vê mais nada e quem lá trabalha diz com muito orgulho que são as couves para o Natal. Como se fosse possível acabarmos com todas elas nesse dia tão esperado pelos mais novos.

Esta receita é uma forma diferente de usarmos as couves da época e um acompanhamento perfeito para todos os tipos de refeições. Pode usar-se qualquer tipo de couve: lombarda, portuguesa, coração, frisada, roxa, etc.

Dei-lhe o nome de picante ou não porque fica muito boa das duas maneiras: com, ou sem, malagueta.

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Tarte de Chocolate

Novembro 22, 2016
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É uma tarte muito rápida de fazer, pois só a base é que vai ao forno. A receita surgiu por acaso: estava a inventar umas novas barras e lembrei-me de juntar chocolate e criar, antes, uma sobremesa.

As tabletes de chocolate preto mais saudáveis são as que têm maior percentagem de cacau, mas eu prefiro comprar tabletes de chocolate com menor quantidade de cacau (entre 50% a 70%) e depois juntar o cacau, de forma a aumentar a tal percentagem. Assim, controlo a qualidade de cacau que utilizo e a intensidade do sabor.

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Massa de Amêndoa para Tartes Doces

Novembro 22, 2016
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Esta massa, além de ser muito simples de fazer, pode ser utilizada em vários tipos de receitas. Fica muito boa como base de tarte, barras ou bolachas – tudo depende da forma e do uso que lhe quisermos dar.

Pode ser congelada já moldada ou não.

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Crepe Rápido de Aveia e Chia

Outubro 14, 2016
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Ideias para o pequeno-almoço!

É o que muitos de vocês me pedem. Ora aqui vai uma que pode ser para o pequeno-almoço, brunch, almoço ou jantar. Tudo depende do que lhe quisermos juntar.

Este crepe é muito completo do ponto de vista nutricional, pois é rico em fibra e proteína e, quando acompanhado de vegetais, principalmente de folhas verdes, é uma super-refeição.

Para que a preparação do crepe se torne mais simples e rápida, tenha um frasco com a farinha de aveia e chia já misturada, pronta a utilizar. Depois é só juntar uma colher da farinha a um ovo batido e temperar.

Quanto ao recheio, há várias hipóteses: abacate, queijo, espinafres, compota de frutos vermelhos, fruta da época, mel, creme de chocolate e caju, entre muitos outros.

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Pãezinhos de Queijo

Setembro 20, 2016
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Depois de um verão em grande, cheio de crianças, família e amigos, estou de volta com muitas e novas receitas.

Estes pãezinhos são deliciosos e muito fáceis de fazer. A farinha utilizada é a fécula de mandioca, mais conhecida por polvilho azedo ou doce, que é vendida em quase todos os supermercados. Por serem tão fáceis de fazer, não percebo porque é que não encontramos pãezinhos de queijo na maioria das pastelarias – é que facilitava a vida a quem não quer ou não pode comer glúten…

Esta receita é a minha versão dos tradicionais pãezinhos de queijo. Tornei-a mais prática e com ingredientes mais saudáveis. A escolha do queijo é muito importante: ele deve ser curado e ter um sabor intenso.

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Delícias de Canela

Julho 11, 2016
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Para quem é perfecionista (como eu), fazer bolachas pode ser uma tarefa um pouco demorada, pois queremos que fiquem todas iguaizinhas, com a mesma forma e com o mesmo tamanho.

Na verdade, eu comecei a fazê-las assim, uma a uma. Mas com o tempo, ou com a falta dele, comecei a simplificar o processo e passei a utilizar o método do ‘rolo’ em que se moldam todas de uma só vez. Mais fácil não há! Basta colocar a massa entre dois papéis vegetais e estendê-la com a ajuda de um rolo. Depois é só dar uns cortes, que irão dar a forma às bolachas.

Este é o método mais rápido e mais simples de fazer estas delícias. No caso de haver mais tempo, ou mesmo paciência, pode-se usar moldes de bolachas ou moldá-las à mão. Para simplificar ainda mais, costumo fazer a receita em duplicado e congelar a outra metade.

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