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Tostas de Azeite, Sementes e especiarías

5 Julho, 2018

Estas tostas andam sempre comigo. São ótimas como snacks, para substituir pelo pão e para misturar em sopas e saladas. São muito fáceis de fazer e levam ingredientes muito completos como azeite, sementes e especiarias.

O azeite é das minhas gorduras preferidas e apesar de muito se dizer sobre se serve ou não para cozinhar, a verdade é que o azeite é uma gordura estável com um ponto de fumo* de aproximadamente 180ºC. Isto quer dizer que até essa temperatura o azeite não se degrada – apenas perde, com o aquecimento, alguns benefícios dos compostos fenólicos (antioxidantes). Por esta razão gosto de o utilizar tanto para cozinhar como para temperar e sempre que possível uso o biológico.

As sementes são muito ricas em gorduras saudáveis e em fibras e são essenciais para quem não pode consumir frutos secos. Na receita podemos utilizar estas ou outras, o importante é manter as proporções exatas para que a textura final da massa fique na consistência certa.

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Queques de Espinafres, Cenoura e Alho-francês

5 Novembro, 2017

Há que tempos que andava para partilhar uma receita deste género. Que fosse prática, completa e que desse para vários tipos de refeições. Estes queques dão para pequeno-almoço, snack, almoço, lanche e jantar e ficam deliciosos tanto quentes como frios.

São completos porque são feitos com ingredientes naturais e integrais, têm proteína, muita fibra, gordura ‘boa’ e, melhor que tudo, são uma forma agradável de incluir mais legumes nas nossa alimentação.

A massa é feita com farinha de arroz integral e farinha de trigo-sarraceno. O trigo-sarraceno é uma semente naturalmente sem glúten que se comporta como um cereal – um pseudocereal – com um sabor muito distinto e saboroso. Apesar de se chamar trigo, esta semente nada tem a ver com o trigo comum, o que leva muita gente a ter dúvidas sobre se contém ou não glúten.

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Super Brownie

9 Outubro, 2017

Este é um dos bolos preferidos em minha casa, mas confesso que normalmente não digo quais são os ingredientes pois não quero que deixem de o provar.

É um super brownie porque não leva açúcar refinado, é feito com amêndoas e cacau e é delicioso. Mas qual é o ingrediente secreto?

A beterraba.

Nem toda a gente gosta do sabor e, ou,  da textura da beterraba… mas se for esse o seu caso, não deixe de o experimentar! Fica mesmo muito bom.

A beterraba vai intensificar a cor, garantir a textura húmida do bolo, aumentar o valor nutricional e equilibrar o sabor.

Pode fazer a receita em formato de brownie, queques ou bolo inteiro.

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Gelado de Morango e Hortelã

28 Julho, 2017

Quando a Quinta do Arneiro me desafiou para criar uma receita com os seus produtos de verão, os morangos tinham que estar incluídos. Primeiro, porque são dos meus frutos preferidos, e, segundo, porque os deles são dos melhores que alguma vez provei.

Conheço há muitos anos o projeto da Quinta e, pela sua filosofia, dedicação e serviço, recomendo-o a qualquer pessoa.

Na sua lista de produtos de verão, esta receita aparece como um deles, ou seja, quem a encomendar recebe em casa um saco com a ficha da receita assim como todos os ingredientes que dela fazem parte.

No início pensei em fazer uma tarte, um bolo ou uns queques, mas por estarmos no Verão, nada melhor que um gelado que seja fácil de fazer, que não leve natas nem açúcar, mas que seja cremoso e muito, muito bom.

Este gelado pode ser feito em formato grande ou em cuvetes de sorvete, depende de para quem está a fazê-lo.

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Caramelo

28 Julho, 2017

Este caramelo é feito só com fruta.

Parece impossível, mas não. Os dois ingredientes principais são as tâmaras e as amêndoas, duas frutas ricas em fibra.

Este caramelo é muito fácil de fazer e dá para rechear tartes e crepes, cobrir bolos e queques, adoçar molhos e batidos e, sozinho, é uma super guloseima. Quando faço esta receita, gosto de a fazer em duplicado e de a guardar no frigorífico ou no congelador.

Mas atenção! Apesar de não conter açúcares refinados, a fruta também tem açúcar. A grande vantagem é que, além de açúcar, a fruta também contém fibra, antioxidantes, vitaminas e muitos outros nutrientes.

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