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Bolo de Laranja e Amêndoa

Abril 16, 2017

Um bolo de laranja é algo que nos é a todos familiar, não há família que não tenha a sua receita. A minha tem várias, mas esta, adaptada do livro The Guilt-free Gourmet , é mesmo irresistível!

Adaptei-a de forma a ser mais simples de fazer e utilizei ingredientes mais nossos conhecidos.

Pode ser uma sobremesa, servida com creme de caju,  iogurte natural ou gelado, ou um bolo para o lanche, acompanhado de chá.

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Arroz Integral de Grelos e Coentros

Março 20, 2017

De todas as receitas de arroz, a de grelos e coentros é, para mim, a melhor combinação de todas − dá com tudo!

Além de super saboroso, o arroz integral é muito mais saudável do que o arroz branco, pois, como não passa pelo processo de refinação, tem tudo o que o grão naturalmente deve ter. A fibra, um dos componentes, para além de nos deixar saciados durante muito mais tempo, vai alimentar as bactérias boas que vivem no nosso intestino e que tanta importância têm para a nossa saúde.

Nas sessões de coaching, aparecem-me muitas pessoas que dizem que não gostam ou que não conseguem fazer bem este tipo de arroz, mas, depois de aprenderem e de comprovarem os seus benefícios, ficam rendidas.

Este arroz pode ser demolhado durante muito ou muito pouco tempo ─ depende de para quem o estamos a cozinhar. Quanto mais tempo estiver de molho, mais fácil será de digerir. Mas o resultado final, em termos de textura, é muito parecido, pois a quantidade de água em que o demolhamos, é a mesma em que o vamos cozinhar.

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Guisado de Grão-de-bico, Batata-doce e Kale

Janeiro 19, 2017

Os guisados estão na fronteira entre as sopas ricas e os pratos principais.

Este, por exemplo, é uma refeição mais que completa. A proteína vem do grão-de-bico; a fibra, da couve kale; e os hidratos complexos, da batata-doce. Isto já para não falar do tomate, dos cominhos e dos restantes ingredientes, todos eles riquíssimos em vitaminas e antioxidantes.

Mas mais importante ainda é o conforto que este tipo de cozinhados nos dá, principalmente nos dias frios de inverno.

Eu, sempre que possível, gosto de cozer o grão-de-bico em casa, pois fica mais saboroso, mais saudável e mais fácil de digerir. Mas se não for esse o seu caso, não desista da receita! Fica muito boa na mesma se o grão for comprado já cozido.

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Estrelas com Especiarias de Natal

Dezembro 19, 2016

Chega esta altura do ano e não para a azáfama dos presentes, dos jantares e dos almoços de Natal. Eu todos os anos penso que para o ano vou tratar de tudo mais cedo, mas até agora isso não aconteceu.

Gostava que o Natal fosse menos consumista e mais prazeroso, que os presentes fossem gestos ou doces feitos em casa… Enfim, talvez um dia…

Estas estrelas de Natal cheias de mel e especiarias são a minha forma de lhe agradecer todo o apoio que me tem dado e de lhe desejar um feliz Natal junto das pessoas de que mais gosta.

Gostaria de lembrar que a minha cozinha está sempre aberta a novas sugestões e a pedidos especiais de receitas. Se para o ano gostar de ver no site alguma receita específica, saudável e sem glúten, escreva-me, clicando aqui, e eu tentarei fazê-la para si.

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Couve Picante (ou não)

Dezembro 5, 2016

Chegamos a esta altura do ano e as couves, cada vez mais bonitas, começam a aparecer por todo o lado.

Na minha horta não se vê mais nada e quem lá trabalha diz com muito orgulho que são as couves para o Natal. Como se fosse possível acabarmos com todas elas nesse dia tão esperado pelos mais novos.

Esta receita é uma forma diferente de usarmos as couves da época e um acompanhamento perfeito para todos os tipos de refeições. Pode usar-se qualquer tipo de couve: lombarda, portuguesa, coração, frisada, roxa, etc.

Dei-lhe o nome de picante ou não porque fica muito boa das duas maneiras: com, ou sem, malagueta.

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Tarte de Chocolate

Novembro 22, 2016

É uma tarte muito rápida de fazer, pois só a base é que vai ao forno. A receita surgiu por acaso: estava a inventar umas novas barras e lembrei-me de juntar chocolate e criar, antes, uma sobremesa.

As tabletes de chocolate preto mais saudáveis são as que têm maior percentagem de cacau, mas eu prefiro comprar tabletes de chocolate com menor quantidade de cacau (entre 50% a 70%) e depois juntar o cacau, de forma a aumentar a tal percentagem. Assim, controlo a qualidade de cacau que utilizo e a intensidade do sabor.

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