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Delícias de Canela

Julho 11, 2016
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Para quem é perfecionista (como eu), fazer bolachas pode ser uma tarefa um pouco demorada, pois queremos que fiquem todas iguaizinhas, com a mesma forma e com o mesmo tamanho.

Na verdade, eu comecei a fazê-las assim, uma a uma. Mas com o tempo, ou com a falta dele, comecei a simplificar o processo e passei a utilizar o método do ‘rolo’ em que se moldam todas de uma só vez. Mais fácil não há! Basta colocar a massa entre dois papéis vegetais e estendê-la com a ajuda de um rolo. Depois é só dar uns cortes, que irão dar a forma às bolachas.

Este é o método mais rápido e mais simples de fazer estas delícias. No caso de haver mais tempo, ou mesmo paciência, pode-se usar moldes de bolachas ou moldá-las à mão. Para simplificar ainda mais, costumo fazer a receita em duplicado e congelar a outra metade.

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Informações

Workshops de Cozinha Saudável – Verão

Junho 30, 2016
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As datas dos workshops com os ingredientes de verão já estão disponíveis!

Nestes workshops vou ensinar a fazer várias receitas saudáveis sem glúten:

  • Bolo rápido de farinhas integrais;
  • Patê de leguminosas com chips de legumes;
  • Prato principal de salmão;
  • Quinoa tingida;
  • Salada com os legumes frescos de verão;
  • Tarteletes integrais com gelado de fruta.

Vou dar prioridade a receitas feitas com ingredientes naturais, grãos e farinhas integrais sem glúten e com os ingredientes frescos que o verão nos dá.

O meu objetivo é que cada participante saia do workshop com vontade de reduzir o uso tanto de alimentos processados como de ingredientes refinados, e que aprenda como os pode substituir por outros mais saudáveis.

O workshop é dado de forma prática e fácil para que possa aplicar no seu dia-a-dia e descomplicar a transição para uma alimentação mais saudável.

Clique aqui para datas, informações e inscrições.

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Pimentos Salteados

Junho 24, 2016
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Cá em casa, quando se faz churrasco, tanto de carne como de peixe, servem-se vários tipos de saladas a acompanhar. Tento que as saladas contrastem com a cor do que está na grelha e, normalmente, quando é peixe, faço salada de pimentos, tomate ou beterraba.

Já farta dos pimentos assados, até porque dão algum trabalho a preparar, tenho feito esta salada de pimentos, mas salteados – é mais rápida, mais fácil e tem mais sabor.

Esta receita pode ser feita com um ou mais tipos de pimentos: verdes, amarelos, vermelhos, padrón, chili, etc. O seu segredo é fazer com que os pimentos ainda quentes absorvam o sabor do molho. A mistura da laranja e do gengibre com os pimentos, embora possa parecer estranha, fica mesmo muito boa.

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A Minha Vichyssoise

Junho 9, 2016
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Finalmente chegou o calor! E com ele, a vontade de fazer receitas frescas e diferentes.

Esta sopa nasceu de um gosto que tenho em adicionar sabores diferentes a receitas clássicas. Lembrei-me de juntar lima porque queria algo fresco e, ao mesmo tempo, porque a acidez da lima ajuda a realçar o sabor dos legumes que fazem parte da sopa.

A vichyssoise clássica é feita com natas, mas a minha versão leva caju, que lhe dá uma textura também cremosa, mas bastante mais leve.

Pode servir esta sopa tanto fria, como quente.

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Chantilly sem Culpa

Maio 3, 2016
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É mesmo possível! E é tão simples que parece impossível que nunca o tenhamos feito.

É nem mais nem menos do que a parte sólida do leite de coco, que é batida, formando um creme branco e muito leve. É igual em aparência e muito semelhante em sabor ao chantilly comum feito com natas frescas.

Esta receita não é invenção minha. A primeira vez que a provei foi há muitos anos no Brasil e, hoje em dia, já há muitos cozinheiros a utilizá-la, mas achei interessante partilhá-la aqui, pois é mais uma alternativa saudável – principalmente para quem gosta e deixou de comer chantilly por achar pouco saudável.

E para quem não adora coco, garanto-vos que este chantilly engana qualquer um. O cheiro e o sabor a coco são quase impercetíveis.

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Informações, Workshops

Workshops de Cozinha Saudável – Primavera

Abril 6, 2016
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As datas dos workshops com os ingredientes da primavera já estão marcadas!

Nestes workshops vou ensinar a fazer várias receitas saudáveis sem glúten: barras energéticas integrais, pão integral com especiarias, dip de legumes e leguminosas, um prato principal feito com grãos de cereais integrais, uma salada crua com os legumes frescos da primavera e uma sobremesa sem açúcares refinados.

Vou dar prioridade a receitas feitas com ingredientes naturais, grãos e farinhas integrais sem glúten e com os ingredientes frescos que a primavera nos dá.

O meu objetivo é que cada participante saia do workshop com vontade de reduzir o uso tanto de alimentos processados como de ingredientes refinados, e que aprenda como os pode substituir por outros mais saudáveis.

O workshop é dado de forma prática e fácil para que possa aplicar no seu dia-a-dia e descomplicar a transição para uma alimentação mais saudável.

Clique aqui para datas, informações e inscrições.

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